O que é aprendizagem autodirigida e como desenvolvê-la?

aprendizagem autodirigida tem sido cada vez mais comentada nos campos profissionais e acadêmicos. Especialmente em tempos de pandemia, essa necessidade de “aprender sozinho” se tornou ainda mais emergente, impulsionando-nos em busca de estratégias de aprendizagem que supram as necessidades do mercado, sem que tenhamos que sair de casa.

Mas, você sabe o que é, exatamente, a aprendizagem autodigirida? Quer aprender a praticá-la de modo conciso e coeso? Então continue lendo este material e saiba mais sobre esse tema importante.

O que é aprendizagem autodirigida?

A aprendizagem autodirigida nada mais é do que a capacidade de aprender algo novo de maneira individual e singular. É a capacidade de buscar métodos; fontes; materiais; estratégias e maneiras de adquirir um novo conhecimento sem que uma instituição ou um professor dirija o que deve ser aprendido.

Basicamente, é como se você montasse o seu próprio currículo de aprendizagem para determinado assunto. Simplesmente ler este conteúdo já é uma atividade de aprendizagem autodirigida, pois você quis saber mais sobre o tema e está lendo sobre o mesmo. Interessante, não?

Como desenvolver a aprendizagem autodirigida?

A aprendizagem autodirigida pode parecer um desafio para quem acabou de sair da escola ou da faculdade. Até porque, costumeiramente, nesses âmbitos nós recebemos “ordens” dos professores, que indicam livros, filmes, vídeos e atividades específicas para aprimorarmos nossos conhecimentos.

Em contrapartida, a aprendizagem autodirigida não explora um passo a passo feito por outra pessoa. Quem constrói o seu plano de estudo é você mesmo. Veja, a seguir, como pôr em prática a construção desse plano:

1- Escolha um tema central para os seus estudos

Antes de qualquer coisa, saiba o que você deseja aprender. Isto é, trace um tema central para os seus estudos.

Você quer aprender algo de humanas ou exatas? Quais conteúdos são indispensáveis? Que conhecimento você quer ter depois de determinado tempo?

Reflita profundamente sobre isso e não responda de maneira superficial. Dizer que você quer “aprender inglês” pode ser muito vago e não cria urgência em sua mente. Agora, dizer que você quer “aprender inglês para viajar daqui 1 ano”, é muito mais interessante.

2- Estabeleça passos, materiais e fontes para a aprendizagem

Lembre-se de criar um caminho cronológico, onde você monta um verdadeiro currículo de estudos. Isto é, um passo a passo do que deve ser aprendido primeiro, em segundo, e assim por diante.

Depois de estabelecer esse passo a passo, comece a traçar quais serão os materiais utilizados em cada uma dessas etapas. Para isso, analise blogs, revistas, livros, canais no YouTube e outras fontes que possam enriquecer o seu conhecimento.

3- Pratique os novos conhecimentos e crie experiências

À medida em que você absorve novos conhecimentos, crie estratégias de trazê-los para a vida cotidiana, praticando-os.

Voltando ao nosso exemplo de aprender inglês, comece a praticar gravando áudios para si mesmo, conversando com algum amigo ou assistindo à sua série favorita sem legendas. Tudo isso impulsionará a sua aprendizagem autodirigida.

4- Faça parte de grupos com interesses parecidos

Lembre-se de que trocar experiências também é muito valioso para a aprendizagem autodirigida. Assim você consegue tirar dúvidas com colegas que possuem objetivos semelhantes aos seus, criando uma comunidade de estudo em grupo e assim melhorando a sua absorção de conhecimentos.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.