4 aplicativos gratuitos para estudar gramática

Estudar gramática é crucial para a vida pessoal e também para obter um bom desempenho nos concursos e vestibulares. Nesses exames, a gramática é trabalhada de maneira aplicada e contextualizada. A Língua Portuguesa é um idioma que possui uma grande quantidade de regras e isso exige dos estudantes muito treino e muito estudo.

Por isso, separamos algumas dicas de aplicativos gratuitos para você aprender de modo mais dinâmico. Confira a seguir!

4 ótimos aplicativos para estudar gramática

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) 

Desenvolvido pela Academia Brasileira de Letras, o VOLP é um dos aplicativos mais completos para se estudar gramática. Além disso, é também um dos mais seguros. Através dele é possível sanar dúvidas sobre os mais variados temas e também ter acesso a cerca de 400 mil verbetes atualizados conforme o Novo Acordo Ortográfico. 

Pequeno Dicionário Houaiss

Um dos dicionários mais conhecidos de Língua Portuguesa possui também sua versão digital que está disponível para Android e IOS. Além dos 34 mil termos para busca, há também dicas de como separar sílabas, usar os sinais de pontuação, de como colocar o plural, e outras informações gramaticais. Desse modo, é uma ótima opção para quem busca praticidade.

Michaelis Guia Prático da Nova Ortografia

Semelhante ao VOLP, esse guia tem como foco os pormenores do Novo Acordo Ortográfico, e reúne todas as mudanças numa só plataforma. O aplicativo funciona tanto em Android como em IOS e não precisa de conexão à internet para fazer as consultas. 

Gramática de Bolso 

Por fim, apresentamos um aplicativo que cuja criação se deu com o objetivo de sanar as dúvidas e questões mais complexas sobre o idioma. O Gramática de Bolso conta com videoaulas, dicas rápidas e conteúdos sobre temas como preposições, artigos, grafia, sintaxe, morfologia, semântica e fonologia. Além disso, as explicações trazem a descrição das fontes bibliográficas. Assim, o usuário pode ter segurança quanto à veracidade das informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.