Aprenda a dialogar: Dicas para profissionais e estudantes

Aprenda a dialogar e melhore assim as suas relações de trabalho!

Afinal, com uma boa conversa nós conseguimos convencer mais as pessoas; cativamos nossos colegas de trabalho; inspiramos mudanças; melhoramos as relações e, obviamente, aprendemos muita coisa nova.

Por isso, é fundamental explorar essa habilidade todos os dias, a fim de desenvolvermos relações saudáveis e sólidas em todos os contextos sociais em que estamos inseridos.

A seguir, no entanto, vamos lhe apresentar dicas para lhe ajudar neste sentido. Acompanhe e entenda!

Aprenda a dialogar com dicas simples

Aprenda a dialogar em todos os momentos do seu dia a dia de trabalho. Ou seja, não foque apenas no diálogo com o seu gestor, mas sim, desenvolva essa habilidade em todos os contextos de trabalho, inclusive conversando com aquelas pessoas que você quase não tem contato dentro da empresa.

Isso melhorará a sua visibilidade e fará com que você se torne uma referência para muitas pessoas. Afinal, nos dias atuais, é difícil encontrar pessoas que estejam dispostas a ouvir e trocar uma ideia consistente, sem ter uma “obrigação” por trás disso, não é mesmo?

Portanto, se você quer fazer a diferença no seu trabalho, aprenda a dialogar seguindo as nossas dicas:

1- Simplesmente, atente-se ao que o outro está dizendo

Muitas vezes nós agimos no piloto automático, e isso vale também para as relações no trabalho. Acabamos ouvindo, sem escutar nada do que o outro está dizendo. Isso pode fazer com que muitas informações e conhecimentos importantes passem despercebidos.

Para reverter esse problema, comece a praticar a escuta ativa nas suas relações e aprenda a dialogar dessa forma. Isto é, comece a simplesmente escutar de verdade o que o outro está falando, atentando-se para cada palavra, cada ponto de vista, etc., sem se deixar levar pelos devaneios em seus pensamentos.

2- Faça perguntas sobre o que você não sabe

A outra pessoa falou algo que você não tem conhecimento? Então não perca a oportunidade de aprender algo novo e faça perguntas! Assim você instiga o outro a conversar mais com você, demonstra interesse e melhora as suas relações de uma forma incrível.

3- Instigue a pessoa a conversar com você, através da sua linguagem corporal

A sua linguagem corporal também precisa ser desenvolvida para que você aprenda a dialogar. Afinal, o nosso corpo pode dar a entender que estamos interessados ou desinteressados em alguma conversa.

Para demonstrar interesse, mantenha o seu queixo alinhado à altura do queixo de quem fala; mantenha uma postura mais ereta; olhe nos olhos da pessoa; e pratique o espelhamento, repetindo certos movimentos do outro (como movimentos positivos com a cabeça, sorrisos, etc.).

4- Evite perguntas muito fechadas e invista nas mais abertas

As perguntas que podem ser respondidas apenas com “sim” ou “não” podem fazer com que a conversa acabe em alguns minutos. Portanto, aprenda a dialogar instigando a outra pessoa a falar cada vez mais sobre o assunto.

Para isso, invista em perguntas mais abertas e até mesmo subjetivas. Isso fará com que o outro desenvolva uma conversa cada vez mais profunda, fortalecendo o laço entre vocês e melhorando o seu entendimento sobre determinados conteúdos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.