Consultar benefício INSS pelo CPF: aprenda como fazer de forma simples e rápida

Os atendimentos de forma presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram suspensos por um tempo durante por causa da pandemia. Entretanto, ao cidadão foi resguardado o jeito simples de consultar benefício INSS pelo CPF.

Consultar benefício INSS pelo CPF: como fazer?

Consultar benefício INSS pelo CPF não é o único serviço oferecido pelo canal de atendimento online. O site ou aplicativo do órgão previdenciário tem espaços não só para o acompanhamento de pedidos, mas também para a realização de diversas solicitações à previdência. Portanto, a seguir, aprenda como fazer tais acessos somente com a numeração do CPF.

A previdência oferece uma plataforma destinada especialmente para a realização dos pedidos e dos acompanhamentos dos requerimentos online. Ainda, por ela, é possível verificar outras informações relevantes para a aquisição dos benefícios previdenciários.

Essa plataforma se chama Meu INSS, acessada tanto pelo app apropriado para os sistemas Android e iOS quanto pelo site oficial da previdência. Independentemente da maneira de acessar, no primeiro momento em que o cidadão for usar os serviços da plataforma, ele precisará fazer um cadastro.

Dessa forma, para consultar benefício INSS pelo CPF tem que seguir os passos abaixo:

Acessar o portal, clicando no ícone “Cadastrar senha”. Esse processo é necessário para criar o login e a senha para futuros acessos, assim como para a captação de dados dos cidadãos interessados.

Dentre as informações que são precisas para realizar o cadastro está, por exemplo, o nome completo. Além do mais, também devem ser preenchidas algumas perguntas relacionadas ao histórico trabalhista e às contribuições previdenciárias.

Ressaltando que as informações repassadas são extremamente seguras, uma vez que consultar benefício INSS pelo CPF apenas é possível pelo próprio cidadão, não por outra pessoa.

A previdência oferece uma plataforma destinada especialmente para a realização dos pedidos e dos acompanhamentos dos requerimentos online
A previdência oferece uma plataforma destinada especialmente para a realização dos pedidos e dos acompanhamentos dos requerimentos online – Foto: Canva Pro

Meu INSS: os serviços não são somente para consulta

Conforme citamos acima, existem várias informações e serviços ao qual o cidadão tem acesso através da plataforma do INSS pela Internet. Pois, são aproximadamente 90 serviços ofertados pela plataforma aos brasileiros, entre os quais podemos citar:

  • Calculadora INSS – É o sistema o qual permite que o cidadão consulte o tempo que resta para se aposentar por idade ou pelo número das contribuições;
  • Requerimentos da aposentadoria, salário-maternidade, pensão por motivo de morte, entre outros auxílios;
  • Acompanhamento dos agendamentos da perícia médica;
  • Acesso ao extrato dos recolhimentos previdenciários.

Além de tais benefícios e a oferta em consultar benefício INSS pelo CPF, a previdência está colocando em prática o sistema de Prova de Vida. Feito pela Internet, executa-se o processo pelo app, uma vez que a procura está no período de maior popularidade por conta da pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.