Apatia no trabalho: Como lidar com a apatia corporativa?

apatia no trabalho pode aparecer mediante diversos contextos e acontecimentos. Seja por questões pessoais ou meramente profissionais, a apatia pode impactar a produtividade e a geração de resultados de uma empresa.

Por conta disso, observar as próprias emoções e controlá-las na medida do possível é o melhor caminho para garantir o crescimento constante. Para saber mais sobre o tema, continue lendo o nosso conteúdo.

Como lidar com a apatia no trabalho?

A apatia no trabalho caracteriza-se pela falta de interesse em algo específico ou no todo. Trata-se da “falta de vontade” de executar uma tarefa de maneira mais pró-ativa, agindo no que chamamos de “piloto automático“, onde o sujeito apenas cumpre as atividades, sem pensar de maneira criativa sobre elas.

Assim, os resultados das atividades tendem a ser pouco promissores, mantendo-se em um nível médio ou, nos piores casos, abaixo da média. Sendo assim, saber lidar com a falta de interesse é de suma importância para ter uma carreira mais promissora. Entenda no conteúdo abaixo:

1- Entenda a causa raiz da apatia no trabalho

O primeiro passo para lidar com a apatia no trabalho é buscar compreender a causa raiz do problema. Será que essa falta de interesse está relacionada com a quantidade de trabalho? A complexidade? Os clientes rudes? Problemas na família? Ou o salário não está compatível à demanda?

Pense sobre isso. Ao pensar na causa raiz, você terá mais armas para solicitar e estipular soluções para o problema, especificamente. 

2- Encontre novos meios de se motivar

A motivação é a peça-chave para lidar com a apatia no trabalho. Muitas vezes, você pode estar desinteressado por simplesmente não enxergar nada recompensador em suas atividades cotidianas.

Portanto, comece a encontrar meios de se automotivar, como por exemplo, através de auto recompensas ao atingir resultados promissores. Lembre-se ainda que essas recompensas não precisam ser gigantescas: comer o seu lanche favorito ou comprar um presente para si mesmo pode ser recompensador.

Além disso, reflita sobre os motivos pelos quais determinada tarefa está sendo feita. Para quê ela serve? Quais impactos elas geram na empresa?

3- Desenvolva um plano de carreira

Mesmo que seja pessoal e não necessariamente relacionado à empresa que você está hoje, desenvolver um plano de carreira é de suma importância para manter-se motivado e longe da apatia no trabalho. Comece a projetar quais passos você deve dar, quais são os seus objetivos e crie estratégias de seguir esses passos da melhor forma.

4- Não tente demonstrar ser quem você não é

Cuidado com as atitudes baseadas na aparência! Você não precisa demonstrar ser uma pessoa extremamente desenvolvida e extrovertida. Seja você mesmo e busque, na medida do possível, desenvolver-se e crescer.

Jamais tente ser quem você não é, pois isso pode criar um verdadeiro personagem que, no longo prazo, não se sustenta, gerando a falta de interesse no trabalho. 

5- Converse com seu superior sobre as questões relacionadas à apatia no trabalho

Quando a apatia no trabalho parecer muito intensa, converse com o seu superior. Fale sobre as suas insatisfações e abra alguns questionamentos. Evite guardar tudo dentro de si, pois esse ato de guardar pode tornar o dia a dia pesado.

Respeite a sua saúde mental e dê voz para as suas emoções: ao serem ouvidas, elas tendem a encontrar o lugar delas. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.