AL: programa promove iniciativas na educação, renda e trabalho 

O aumento de 171% na evasão escolar entre estudantes de 6 a 14 anos por causa da pandemia e a taxa de 25% de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos, dados do IBGE, exigem das autoridades e da sociedade civil medidas imediatas para reverter este quadro.

Pensando nestas questões urgentes, o governo de Alagoas está lançando uma série de ações integradas de educação, gestão, bolsas de estudo remuneradas e geração de emprego e renda por meio do “Programa Juventudes Alagoanas”, em parceria com o Instituto Unibanco.

A iniciativa será apresentada no próximo dia 13 de dezembro, em São Paulo, no painel Alagoas do Futuro: A transformação das juventudes através da Educação Pública, promovido pelo Governo de Alagoas e o Instituto Unibanco. 

O encontro contará com a presença do governador Renan Filho, do secretário do Estado da Educação, Rafael Brito e do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

O evento terá transmissão ao vivo pelo youtube https://youtu.be/QhUwTAvjiVU.

Estruturado a partir de três eixos de atuação: 

  • Educação, 
  • Participação & Engajamento,  
  • Trabalho & Renda. 

Objetivo

O projeto engloba uma série de novos programas voltados para o desenvolvimento dos jovens alagoanos, que vão desde bolsas de incentivo para permanência em sala de aula e combate à evasão escolar, até a oferta de cursos profissionalizantes para preparar os estudantes para o mercado de trabalho. 

É o que explana o secretário da Educação de Alagoas, Rafael Brito, que está à frente das iniciativas.

“O pensar e fazer Educação Pública acontece de forma indissociável à geração de oportunidades para os nossos jovens. Para além do nosso compromisso de manter estes estudantes em sala de aula, que é o lugar o qual eles pertencem, o Governo de Alagoas tem a grande missão de garantir ferramentas para que, uma vez fora do ambiente escolar, eles tenham desenvolvido habilidades, conhecimento e a chance de futuro”, destaca.

O gestor também ressalta a importância de trabalhar a partir de uma estratégia multissetorial e integrada. 

“O programa Juventude Alagoanas – junto a todas as iniciativas que estão abarcadas dentro dele, a exemplo do Cartão Escola 10, do Professor Mentor e do Vem que Dá Tempo  surge justamente para integrar estes três eixos norteadores:  Educação; participação e engajamento; trabalho e renda. Mais uma vez, sob a liderança do governador Renan Filho, nosso estado sai na frente do restante do país com projetos inovadores que estão transformando a vida de todos que fazem a nossa Educação”

Informações

  • Alagoas do Futuro: A transformação das juventudes através da Educação Pública
  • Data: 13 de dezembro (segunda-feira)
  • Hora: das 8h30 às 12h
  • Transmissão ao vivo: https://youtu.be/QhUwTAvjiVU
  • Para participar da coletiva presencialmente ou via zoom, registre-se por e-mail no insitutounibanco@cdn.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa – Instituto Unibanco.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: cerca de 2,5 milhões ainda aguardam entrada no programa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.