Crise na educação: Como a pandemia afeta a evasão escolar?

A pandemia da covid-19 provocou profundas mudanças no cenário nacional e mundial em diversas áreas. Assim, muitos setores foram afetados e a educação foi o principal deles. Há alguns anos essa área tem sido negligenciada e isso só piorou nos últimos anos.

Para além da falta de ações do governo em prol da melhoria da educação, surgiram os obstáculos impostos pela covid-19, como o isolamento social, por exemplo. Com a quarentena, muitas escolas foram fechadas. Isso resultou em cortes de salários, demissões, e principalmente no aumento exponencial da evasão escolar.

Os obstáculos

Para dar conta do currículo escolar de modo remoto, a maioria das instituições de ensino do país aderiram ao ensino remoto. Os estudantes têm sido motivados a se adaptarem a este formato, visto que ainda há grande incerteza quanto à possibilidade de retorno das aulas presenciais. Desse modo, o ensino remoto tem sido a realidade de muitos alunos em todo o país há cerca de um ano.

No entanto, as aulas remotas não são acessíveis a todos. Enquanto para as escolas particulares a opção se mostrou confortável, para os alunos das escolas públicas e estaduais, essa ainda é uma realidade distante. Muitas famílias não têm como disponibilizar suporte tecnológico ou conexão de internet. Aqueles que têm suporte e acesso, muitas vezes vivem em condições precárias de estudo. Isso amplia ainda mais os abismos sociais e faz com que grande parte dos alunos da rede pública desista de estudar.

Outro aspecto que contribui para a evasão escolar é a dificuldade econômica causada pela pandemia. Diante dos relatos de demissão em massa e com o recente corte do auxílio emergencial, muitos estudantes se viram obrigados a trabalhar ou se dedicar a outras atividades remuneradas para poder contribuir no orçamento familiar. Esse era um cenário bastante comum nas escolas do Brasil, mas com o agravamento da recessão, os índices aumentaram muito. O fato é que a chegada da covid-19 expõe as profundas desigualdades desse país e a fragilidade do sistema educacional há muito sucateado. Isso torna o velho problema da evasão escolar ainda maior.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.