Governo do Espírito Santo concede abono para 24 mil servidores estaduais

Profissionais da Saúde também recebem bônus

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, anunciou abono salarial para professores da rede estadual de ensino na última semana. O pagamento tem valor de R$ 6,5 mil.

Cerca de 14 mil profissionais receberão a premiação, entre professores, pedagogos, coordenadores e diretores. O abono contempla os servidores que recebem pelo Fundeb 70, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

No entanto, os profissionais cujo salário é pago por recursos do Tesouro Estadual não receberão a quantia, devido à lei federal 173/2020.

A norma auxiliou os estados com os prejuízos financeiros durante o período de pandemia. Por isso, em compensação, proibiu reajustes e bonificações para servidores públicos até o final de 2021.

Profissionais da Saúde também recebem bônus

Além do benefício concedido aos profissionais da educação, cerca de 10 mil servidores estaduais da área da saúde também terão direito a um bônus no valor de R$ 3 mil.

Ao que tudo indica, os valores deverão ser pagos ainda este ano, tanto para profissionais da educação quanto da saúde.

Durante a aprovação ocorrida hoje, alguns parlamentares lamentaram o fato de que a bonificação não será estendida para todos os servidores das duas áreas. Apesar disso, o deputado Sergio Majeski (PSB) apresentou emenda com o objetivo de estender o alcance do benefício.

Assim, com a proposta de emenda, o governador Renato Casagrande se comprometeu a solicitar a ampliação para a Corte de Contas. Ou seja, ainda há a possibilidade de profissionais de outras categorias da educação, como por exemplo a administrativa, receberem o bônus.

Ao mesmo tempo, prefeituras do ES também estão pagando abono para professores. Tal medida faz parte do objetivo de atingir o gasto mínimo anual dos municípios com a Educação.

Embora todos os abonos beneficiem os profissionais, as medidas são indicativo de uma compensação de más gestões de recursos nos anos de pandemia, o que também se verifica em outros estados do país.

Não deixe de ler também – AL: Secretaria de Educação divulga cronograma de matrículas da rede pública de ensino

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.