14º salário recebe aval e pode ser pago em breve

A medida já havia recebido concessão da Comissão de Seguridade Social e Família, em setembro.

Na última semana, o Projeto de Lei (PL) n.º 4.367/2020 que trata do pagamento de um 14º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, por meio do relator Fábio Mitidieri. A medida já havia recebido concessão da Comissão de Seguridade Social e Família, em setembro.

Veja também: Bolsa Família: Governo Bolsonaro avalia inserir novos 20 mil no programa

De acordo com Mitidieri, referindo-se aos segurados do INSS, “infelizmente são pessoas que, em sua maioria, já não tem capacidade laboral para poder recompor seu sustento por meio de trabalho e que veem sua capacidade de consumo ser reduzida todos os meses pela chegada da inflação”, disse.

“Nesse contexto, o presente Projeto de Lei visa exatamente proporcionar um benefício temporário para esse grupo tão fragilizado da população”, ponderou o relator em defesa da proposta.

Neste sentido, a expectativa diante a aprovação do abono para os aposentados e pensionistas do INSS só aumenta. Porém, vale ressaltar que para ser de fato concedido, precisa ainda receber parecer favorável da Comissão de Justiça, do Senado Federal e receber a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Como funcionará o 14º salário do INSS?

A proposta que discute a implementação do 14º salário, é originalmente de autoria do deputado Pompeo Mattos. Entretanto, o projeto foi anexado ao PL n.º 5.641, que amplia o pagamento do abono extra até 2023.

Segundo o texto, no que se refere o valor do benefício extra, a quantia liberada será proporcional ao tempo de recebimento da aposentadoria ou da pensão. Além disso, a medida será disponibilizada para todos os segurados do INSS, incluindo os que recebem o auxílio-doença ou acidente.

Todavia, o abono não será concedido a algumas categorias de beneficiários, inclusive, aqueles que recebem o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.