14º salário do INSS: Benefício será pago em 2022?

No entanto, a tramitação da proposta deve ser encerrada apenas no próximo ano devido ao atraso no Congresso Nacional.

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda estão aguardando a liberação do 14º salário. No entanto, a tramitação da proposta deve ser encerrada apenas no próximo ano devido ao atraso no Congresso Nacional.

Veja também: INSS: Veja quando aposentados e pensionistas receberão o 14º salário

14º salário pode ser aprovado em 2022

Considerando a demora na movimentação do Projeto de Lei 4367/2020 que trata da liberação do 14º salário, os aposentados e pensionistas do INSS poderão ter acesso ao benefício apenas a partir de 2022.

Isso porque, o texto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania para ser definitivamente aprovado na Câmara dos Deputados. Com isso, poderá ser encaminhado ao Senado Federal.

Após o possível parecer favorável por parte dos senadores, a proposta deve seguir para a sanção presidencial. Logo, não há mais tempo hábil para que o benefício seja pago ainda em 2021.

Funcionamento do 14º salário

Caso o projeto seja aprovada, o 14º salário será repassado aos segurados do INSS em 2022 e em 2023. Cabe salientar que os valores para ambas as distribuições são referentes aos anos de 2020 e 2021. Neste caso, os pagamentos ficarão na seguinte forma:

  • 14º salário de 2020 será pago em março de 2022;
  • 14º salário de 2021 será pago em março de 2023.

Outro ponto que ficou definido se refere ao valor do abono extra. Segundo informações, o 14º salário será limitado a dois salários mínimos, sendo assim, os segurados que recebem um benefício superior terão que se contentar com a remuneração inferior.

Aprovação do 14º salário

Mesmo que as expectativas quanto a liberação do 14º salário sejam grandes, não é possível prevê se de fato será aprovado ou não. Isso porque, vários fatores podem influenciar nessa decisão, inclusive, no que tange a situação econômica do país.

Além disso, vale ressaltar que 2022 é um ano eleitoral, o que impede a tramitação direta de políticas públicas ou similares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.