Vale-gás: governo ainda não tem data para anunciar nomes de usuários

Mesmo depois do inícios dos pagamentos do vale-gás, Governo ainda não tem data para anunciar os nomes dos selecionados

O Governo Federal começou oficialmente os pagamentos do seu vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, os primeiros repasses aconteceram ainda nesta última segunda-feira (27). Mas neste primeiro momento, apenas as pessoas que moram nas regiões atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais estão podendo receber o montante.

E isso representa apenas uma minoria de usuários. Segundo dados do próprio Ministério da Cidadania, neste mês de dezembro o vale-gás está chegando na casa de cerca de 100 mil pessoas. Os outros 5,4 milhões de brasileiros devem pegar esse montante apenas no próximo mês de janeiro. Pelo menos é o que diz o Governo.

E o fato é que o Palácio do Planalto ainda não tem uma data para fazer esse anúncio. Então não dá nem para saber se os brasileiros terão que esperar muito ou pouco para receber essa informação. O mais provável é que eles só anunciem os nomes desses usuários que os pagamentos estiverem mais próximos.

Pelo que se sabe até aqui, a ideia é começar os repasses para essas pessoas que sobraram junto com o calendário do Auxílio Brasil. Assim, dá para saber que eles irão repassar o benefício em janeiro entre os dias 18 e 31. Essa é a data limite para fazer a divulgação desses nomes.

De acordo com o Ministério da Cidadania, quando essa lista estiver pronta, eles irão fazer essa divulgação através do app oficial do Caixa Tem e também do Auxílio Brasil. Essa segunda plataforma vem sofrendo com algumas instabilidades e é provável que siga sofrendo nas próximas semanas com a alta procura.

Quantos irão receber?

A ideia inicial do vale-gás nacional era fazer os pagamentos do programa para algo em torno de 24 milhões de pessoas. Os autores do texto em questão até chegaram a dar entrevistas falando sobre esse assunto.

No entanto, o Governo Federal vem afirmando que não tem dinheiro para pagar o benefício para todas essas pessoas. Por isso, eles acharam melhor delimitar ainda mais o programa e agora o que se sabe é que eles irão atender cerca de 5,5 milhões.

Como faço para me inscrever?

Não existe inscrição para entrada no vale-gás nacional. De modo que é preciso desconsiderar qualquer mensagem que fale que você precisa se inscrever. Há uma grande chance de golpe caso isso aconteça.

A única questão que o cidadão precisa prestar atenção é o Cadúnico. É preciso manter esse perfil atualizado para evitar maiores dores de cabeça. É por essa lista que o Governo vai decidir quem pode pegar esse dinheiro.

Como funciona o vale-gás?

O vale-gás nacional é uma espécie de projeto que visa ajudar os vulneráveis na compra do botijão de 13kg. Só que a ideia é que o Governo Federal ajude com os pagamentos de apenas metade do valor do benefício.

Ainda de acordo com o projeto, o Palácio do Planalto não vai fazer esse depósito todos os meses, mas apenas a cada 60 dias. Esse é o período de tempo que os autores do texto acharam suficiente para se passar com um botijão de gás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.