13° salário: Confira calendário de pagamentos

O pagamento é realizado em dois calendários, sendo o primeiro destinado aos segurados que recebem um salário mínimo e o segundo voltado aos beneficiários que recebem mais que o piso nacional.

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem conferir a data em que receberá o 13º salário em 2022. A primeira parcela será paga a partir de agosto e a segunda parcela a partir de novembro.

Vale ressaltar que o pagamento é realizado em dois calendários, sendo o primeiro destinado aos segurados que recebem um salário mínimo e o segundo voltado aos beneficiários que recebem mais que o piso nacional.

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A primeira parcela do abono extra é de 50% do valor recebido todo mês pelo segurado. A segunda parcela pode ter descontos do Imposto de Renda para quem está sujeito ao pagamento do tributo.

Segundo a autarquia, mais de 36 milhões de pessoas recebem o benefício previdenciário no país. O valor mínimo que pode ser concedido é de R$ 1.212, e o máximo de R$ 7.087. De modo geral, o 13º salário beneficia quem recebe:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente; e
  • Auxílio-reclusão.

De acordo com o Decreto 10.410, publicado no dia 30 de junho de 2020, o pagamento do 13º salário será fixo a partir de 2022, sendo a primeira parcela paga junto a mensalidade de agosto e a segunda junto a mensalidade de novembro.

Veja o calendário de pagamento do 13° salário do INSS

Para aqueles que recebem um salário mínimo:

Final da inscrição1ª parcela2ª parcela
125/ago24/nov
226/ago25/nov
329/ago28/nov
430/ago29/nov
531/ago30/nov
601/set01/dez
702/set02/dez
805/set05/dez
906/set06/dez
008/set07/dez

 

Para aqueles que recebem mais que o piso:

Final da inscrição1ª parcela2ª parcela
1 e 601/set01/dez
2 e 702/set02/dez
3 e 805/set05/dez
4 e 906/set06/dez
5 e 008/set07/dez

 

Auxílio de R$606 é liberado pelo INSS para 2022

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera neste ano de 2022 o pagamento de de um novo auxílio de R$606. Trata-se do auxílio-inclusão, benefício regularizado pelo Governo com o objetivo de ajudar aos cidadãos com deficiência que já receberam ou ainda recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A intenção é disponibilizar um abono de meio salário mínimo (R$ 606 em 2022) para esses beneficiários caso encontrem um emprego com carteira assinada. A iniciativa estar na Portaria Dirben/INSS Nº 949, de 18 de novembro de 2021.

Como receber o auxílio de R$606

Como dito anteriormente, o auxílio-inclusão de R$ 606 poderá ser solicitado por pessoas com deficiência que recebem o BPC e conseguiram um emprego com carteira assinada. O benefício também pode ser disponibilizado para quem estava recebendo o BPC nos últimos cinco anos.

As pessoas (PcDs) receberão o benefício através do INSS. Para isso, elas devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Comprovar a deficiência por meio de laudo;
  • Ter o nome fora dos órgãos de proteção ao crédito;
  • Ter recebido o BPC nos últimos cinco anos ou ter o benefício suspenso durante o mesmo período;
  • Compor família que recebe até dois salários mínimos por pessoa;
  • Estar inscrito no Regime Geral de Previdência Social ou vinculados à previdência municipal/estadual e ter uma atividade remunerada;
  • Estar com a inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).
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