Auxílio Brasil: meu Cadúnico não está atualizado. Posso perder o benefício?

De acordo com relatos nas redes sociais, algumas pessoas estão alegando que recebem o Auxílio Brasil mesmo sem Cadúnico atualizado

O Governo Federal concluiu na última segunda-feira (31) os pagamentos de janeiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania algo em torno de 17,5 milhões de pessoas receberam esse benefício nas últimas semanas. Ainda segundo a pasta, ninguém pegou menos de R$ 400 na ocasião.

De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente conseguiu pegar esse dinheiro em janeiro mesmo sem estarem com o Cadúnico atualizado. O fato é que essas pessoas acabaram correndo um risco muito alto da última vez, e se elas seguirem sem atualizar estarão correndo muitos riscos daqui para frente.

O que se sabe até aqui é que os cidadãos precisam atualizar o Cadúnico sempre pelo menos uma vez a cada dois anos. No caso de quem recebe o Auxílio Brasil, esse prazo recomendado é de um ano. Mas em regra geral, o que se sabe é que é preciso atualizar esses dados sempre que existir uma mudança estrutural no programa.

Por exemplo, se aumentou um integrante na casa, é preciso registrar isso no Cadúnico. Se no mês seguinte alguém morreu ou deixou de viver na residência, isso também precisa ser registrado. O mesmo vale para quando perde ou ganha um emprego. Até mesmo uma mudança na escola das crianças precisa de atualização nesse cadastro.

Quem não atualiza o Cadúnico normalmente não perde o benefício de uma só vez. De qualquer forma, ele passa a correr um risco muito grande de perder o direito. É que o Governo está realizando avaliações mensais nas contas dessas pessoas. Em caso de inconsistências de dados, eles podem cancelar o projeto.

Não é só o Cadúnico

Isso acontece porque não é apenas o Cadúnico que o poder executivo analisa. De acordo com as informações oficiais, eles verificam uma série de dados dessas pessoas. Imagine, por exemplo, uma situação de morte na família.

Por mais que o cidadão não atualize essa informação no Cadúnico, o fato é que o Governo pode descobrir isso de outras formas. E a simples percepção de que os dados não estão coincidindo pode gerar um grande problema para o usuário.

Então é importante fugir das fake news. Não é verdade que a atualização do Cadúnico faz o cidadão perder o Auxílio Brasil. O que pode fazer o usuário não ter mas direito ao programa é uma mudança na renda per capita.

Importância para o Auxílio Brasil

Muita gente ainda não sabe, mas o Cadúnico tem uma função vital nos pagamentos do Auxílio Brasil. Pelo que se sabe, essa lista vai funcionar como a base de dados do Governo Federal para os repasses do programa em questão. É o que se sabe.

Até por isso, o Governo Federal não usa nenhum tipo de inscrição própria para a liberação do Auxílio Brasil. As pessoas precisam manter o Cadúnico atualizado porque é justamente por lá que o Planalto escolhe quem vai fazer parte do programa.

No último mês de janeiro, o novo Bolsa Família atendeu cerca de 17,5 milhões de brasileiros. Pelo menos até o momento da publicação deste artigo, ainda não dá para saber se esse número vai passar por alterações para fevereiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.