WhatsApp Pay liberado; Tudo que você precisa saber sobre nova função

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para celulares, que foi comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014. Podem ser enviadas mensagens de texto, fotos, vídeos, documentos em PDF, e até fazer ligações se houver conexão com a internet. Agora o aplicativo decidiu ir além, e surgiu com uma novidade.

O Facebook anunciou o lançamento do WhatsApp Pay, função que permite fazer pagamentos e transferências bancárias durante uma conversa no aplicativo. O WhatsApp Pay já havia sido aprovado pelo Banco Central em 30 de março, porém só foi liberado para os usuários no dia 4 de maio.

Neste primeiro momento a novidade não está disponível para todos, pois a liberação está ocorrendo parceladamente. Para saber se a nova função já foi liberada para você basta atualizar o WhatsApp.

Vá à loja de aplicativos do seu celular (AppStore ou Google Play) e pesquise por “WhatsApp”. Se a nova atualização estiver disponível basta clicar em “Atualizar”. Agora, a nova função deve aparecer nas configurações do aplicativo como “Pagamentos”.

Caso a atualização não libere a função WhatsApp Pay, ou não haja atualizações pendentes, existe uma saída, porém é necessário outro usuário que já tenha a nova função. Basta pedir para que esse usuário te envie uma quantia de no mínimo um real, e se o seu dispositivo estiver apto o WhatsApp Pay será ativado. Clique em “aceitar pagamento” e o aplicativo seguirá com a configuração do cartão que receberá o dinheiro.

Como realizar um pagamento no WhatsApp?

  • Primeiro clique em “Configurações”;

  • Selecione a opção “Pagamentos”;

  • Crie uma conta no Facebook Pay;

  • Por fim, preencha os campos com seus dados pessoais e o número de seu cartão de débito, crédito, pré-pago ou múltiplo;

Alguns bancos irão te notificar pedindo para seguir um passo a passo, para que o uso do cartão no app seja aprovado. Desse modo o pagamento pelo WhatsApp Pay estará disponível. Para usar, toque na opção “Pagamento”, no mesmo menu que permite enviar imagens ou vídeos.

Segue uma lista dos bancos que já estão aceitando transferências via WhatsApp Pay:

Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank e Sicredi. Vale lembrar que para utilizar essa nova função são necessários alguns requisitos, como possuir uma conta em alguns dos bancos, cartão de débito ou múltiplo, ter mais de 18 anos e  CPF.

Dúvidas sobre o WhatsApp Pay

Como saber se a transação deu certo?

As transações podem ser verificadas na conversa ou no histórico de pagamentos do WhatsApp. Se o pagamento foi bem sucedido o usuário poderá ver o status “Efetuado”. Em caso do pagamento não ser creditado, o cliente deve entrar em contato com o banco para obter mais informações.

Existe limite?

Sim. O limite por transação é de R$1.000, e podem ser feitas 20 transações por dia. O limite mensal é de R$5.000.

Quais cuidados devo tomar?

Não compartilhe o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay, ou o código de verificação com ninguém. Cuidado com golpes de pessoas se passando por familiares ou amigos.

Outro cuidado importante a se tomar na hora de utilizar o WhatsApp Pay é com links suspeitos. Nunca clique nesses links e denuncie/bloqueie o número que te enviou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.