7 maneiras de economizar: aprenda a poupar de forma inteligente

Desde o início da pandemia, o valor da dívida pessoal no Brasil oscilou bastante. O débito de algumas pessoas foi reduzido por manterem-se em isolamento social. Em contrapartida, outras perderam seus empregos, consequentemente suas casas, carros e cartões de crédito. Então, como resolver esse problema? Na matéria abaixo, enumeramos 7 maneiras de economizar que podem ajudar a sair do sufoco.

A importância do orçamento familiar

É possível que, ao procurar maneiras de economizar, especialmente se pesquisou na Internet, tenha descoberto que precisa fazer um orçamento familiar para as despesas. E isso é algo certo.

O orçamento é a chave para fazer economias. No entanto, é importante saber quando é o momento certo para executá-lo.

A sugestão é que se faça quando já está controlando suas despesas diárias há algum tempo. Não é a primeira coisa que você precisa pensar, pois sem um prévio conhecimento, pode ser frustrante e desencorajador.

É por esta razão que a recomendação máxima é que se comece a controlar as suas despesas, identificando e reduzindo aquelas que considera desnecessárias. Depois de fazer isso e ter uma ideia clara de quanto e onde está gastando os recursos, você pode fazer um orçamento doméstico.

Infelizmente, não podemos contar com a instabilidade financeira em que todo o país se encontra
Pois, infelizmente, não podemos contar com a instabilidade financeira em que todo o país se encontra – Foto: Canva Pro

Como fazer um orçamento familiar

O orçamento não é um mistério. Você pode usar um aplicativo ou uma planilha, podendo incluir o limite de gastos que não deseja exceder. Assim, é melhor fazer um orçamento anual e dividi-lo por meses.

Com o histórico de despesas reais que você tem (é por isso que o orçamento não pode ser a primeira coisa que você faz), é possível calcular a despesa mensal de cada item organizado. A partir daí, adicionam-se aquelas despesas específicas que terá durante o ano para ter a visão anual.

Depois de ter o que gastaria “normalmente”, é hora de pegar a “tesoura” e ver quanto e o que se tem a “cortar”. Pode não ser mais necessário, pois você já aprendeu a reduzir as despesas anteriormente.

O orçamento o ajudará a controlar melhor se tudo está indo conforme o planejado. Caso você corte despesas, a sugestão é que não saia do controle, e que faça aos poucos.

Você pode usar um aplicativo ou uma planilha, podendo incluir o limite de gastos que não deseja exceder
Você pode usar um aplicativo ou uma planilha, podendo incluir o limite de gastos que não deseja exceder – Foto: Canva Pro

7 maneiras de economizar que podem ajudar a equilibrar as finanças

Infelizmente, não podemos contar com a instabilidade financeira em que todo o país se encontra. O que você pode fazer enquanto isso? Aprenda a seguir, 10 maneiras de economizar para equilibrar as contas e se preparar para o futuro. Afinal, economizar dinheiro não precisa ser difícil. Na verdade, pode ser algo automático.

1.Pague suas contas no débito automático

Você não vai pagar uma taxa de atraso (juros) outra vez.

2.Maneiras de economizar distribuindo seu salário

Depois de pagar todas as contas, você deve depositar parte do dinheiro restante na sua conta poupança.

3.Use um aplicativo para definir o orçamento

Esses programas fazem o trabalho pesado para você, ajudando-o a planejar melhor o que fazer com o dinheiro.

4.Compare preços e obtenha cupons de desconto usando a tecnologia

Você pode encontrar esses programas de monitoramento de preços gratuitos em sites bem confiáveis. Essa é uma das melhores maneiras de economizar pagando pouco.

5.Obtenha um empréstimo de consolidação para saldar suas dívidas

É um empréstimo pessoal para pagar todas as suas contas de cartão de crédito e outros débitos que tenha altas taxas de juros. Assim, concentra as dívidas em uma só, pagando taxas menores.

6.Maneiras de economizar contratando uma agência de aconselhamento de crédito

O melhor dessas agências ou mesmo de um profissional particular é que se oferece uma análise completa da sua dívida. Dessa forma, a ação para quitar o débito e economizar é muito mais eficiente.

7.Ligue para seus credores e prestadores de serviços para negociar

Negocie tudo, desde a TV a cabo até os cartões de crédito e contas de telefones. Uma vez que isso irá ajudar a eliminar os débitos aos poucos, vai te dar paz para pensar em como economizar para quitar o restante.

3 maneiras de economizar sempre mantendo o foco

A melhor parte dessas maneiras de economizar dinheiro é que você pode escolhê-las de acordo com suas necessidades. Mas tais táticas não significam nada se você não seguir à risca, especialmente quando se aproximam datas comemorativas. Use estas dicas para garantir que todo o plano seja cumprido.

1.Pesquise sempre

Antes de se aprofundar nas novas formas de lidar com seu dinheiro e com o novo orçamento, pesquise um pouco mais para aprender sobre todas as suas opções. Pois, a sugestão é que se leia bastante sobre como poupar dinheiro para obter mais informações sobre a melhor forma de economizar da maneira adequada.

2.Repense sua mentalidade sobre dinheiro

Repensar sua mentalidade sobre dinheiro em torno de determinação e expectativas realistas irá prepará-lo para economizar bastante. É importante valorizar as recomendações de especialistas em finanças pessoais, bem como o que eles têm a dizer sobre como seu pensamento afeta suas finanças.

3.Maneiras de economizar pedindo ajuda quando preciso

O caminho para a liberdade da dívida pode parecer difícil às vezes, mas não é tão complicado como se pensa. Se você está preocupado com a direção que sua vida financeira está tomando, pois procure ajuda da forma como precisar, até mesmo profissional. Há maneiras de economizar, que sempre o ajudarão a encontrar uma saída para o futuro estável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.