Como ensinar matemática para os filhos em casa

A matemática pode ser ensinada de forma lúdica tanto na escola quanto em casa. Com a pandemia, a maioria das crianças ficaram fora do ambiente escolar. Desse modo, os pais se viram na missão de fortalecer os conhecimentos básicos de diversas matérias.

Selecionamos algumas que dizem respeito ao ensino da matemática em casa. Conheça!

Saliente a matemática na vida cotidiana

O aprendizado da matemática não acontece apenas nas salas de aula. Os pais podem chamar a atenção dos filhos para a matéria ao seu redor.

Eles podem conversar sobre matemática no supermercado ou no ponto de ônibus. Uma ideia é incorporar uma conversa positiva sobre a disciplina ao ler livros com nossos filhos, mesmo que os livros não incluam números inerentemente.

Inspirando-se em histórias infantis, dá para ensinar vários conceitos para as crianças em casa.

Por exemplo: a lagarta com muita fome comeu 4 morangos. Vamos contá-los. 1-2-3-4. A lagarta comeu mais ameixas ou morangos? Este é um “acordo dois por um” ??que pode ajudar pais com falta de tempo a promover a alfabetização e a matemática.

Jogue jogos de tabuleiro e jogos de cartas

As crianças podem aprender matemática jogando divertidos jogos de tabuleiro, assim como jogos de cartas, como a guerra.

Um estudo descobriu que, embora as famílias de baixa renda jogassem menos em casa do que as famílias de renda média, mesmo uma hora de jogo de tabuleiro em um período de duas semanas aumentava o desempenho matemático das crianças de baixa renda para o nível de sua renda média.

Divida a matemática passo a passo

Para superar a grande queda no desempenho matemático que ocorre durante a pandemia, os pais podem analisar os problemas matemáticos passo a passo.

À medida que aprendem o procedimento em cada etapa, as crianças podem entender melhor como chegar à resposta correta ou onde cometeram um erro ao longo do caminho.

Faça conexões com matemática mais familiar e popular

Os pais também podem ajudar os filhos a compreender conceitos matemáticos mais difíceis, como frações, fazendo conexões com lições mais conhecidas, populares e menos ansiosas, como números inteiros ou porcentagens.

Por exemplo, os pais podem mostrar que ¾ – ou seja, três quartos – é igual a 75 de 100, ou 75%. Os pais também podem estabelecer uma conexão com o dinheiro. Existem quatro quartos em um dólar.

Cada trimestre vale 25 centavos. Isso significa que três em cada quatro quartos valem 75 centavos.

E então, curtiu as dicas?

Não deixe de ler também – 3 dicas para estudar matemática com eficiência

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.