Vilões da energia – Conheça alguns deles

Você sabia que existem alguns vilões da energia que podem estar atrapalhando o seu desenvolvimento no trabalho? Afinal, quando nos sentimos cansados e indispostos, a nossa produtividade pode cair, tendencialmente. Por isso, ficar atento às possíveis causas desse tipo de problema pode ser um bom caminho para ter uma rotina de trabalho mais feliz e equilibrada.

Pensando nesse cenário, trouxemos alguns apontamentos e reflexões que podem lhe ajudar na sua autoanálise, visando a construção de um cotidiano muito mais produtivo e agradável. Continue lendo e saiba mais.

Conheça alguns dos possíveis vilões da energia

São diversos os vilões da energia que podemos pensar. Inclusive, cada pessoa pode ter os seus próprios vilões e gatilhos. Por isso, entenda que a lista abaixo é apenas de caráter informativo e reflexivo, e não uma regra. Assim você terá maiores chances de analisar a sua rotina, entender potenciais gaps presentes nela e assim desenvolver um dia a dia de trabalho mais promissor. Vamos adiante!

1. Falta de rotina de sono

A falta de rotina de sono pode ser prejudicial para o mantimento de nossa energia. Se em uma noite você dormir 5 horas, em outra 9, e em outra 3, pode ser que o seu organismo comece a sentir os impactos disso.

Outro ponto é que quando não temos uma rotina de sono, tendencialmente dormimos em horários diferentes todos os dias, e isso pode refletir no descanso e na energia.

2. Ambiente muito fechado e sem iluminação natural

Um ambiente muito fechado, que não permite a entrada da iluminação natural, também pode ser um dos vilões da energia. Isso porque o sol é capaz de nos ajudar a nos mantermos mais ativos, acordados e dispostos, pois os raios solares auxiliam o nosso organismo no seu equilíbrio do chamado “relógio biológico”.

Sem esse contato, pode ser que o corpo tenha dificuldades de compreender qual o melhor momento para vigília e o melhor momento para dormir.

3. Excesso de trabalho e desorganização

Sem dúvidas, o excesso de trabalho e a desorganização das tarefas também é um dos vilões da energia. Se não há nenhum tipo de organização nas demandas, e o excesso faz com que você trabalhe “sem parar”, isso poderá prejudicar a sua saúde, seu bem-estar e seu desenvolvimento profissional. Além de que, muitas vezes, esses excessos podem ser desmotivadores.

4. Falta de rotina e aleatoriedade

A falta de rotina também está alinhada ao excesso de trabalho e/ou desorganização. Se agimos de modo aleatório, pode ser que acabemos acumulando algumas atividades que eram prioridade e não tínhamos nos dado conta. Consequentemente, podemos nos colocar diante de listas de tarefas imensas e muito acima do que podemos suportar.

5. Alimentação inadequada

A alimentação pode ser fonte de energia para o corpo e para a mente. Sendo assim, um dos vilões da energia é justamente se alimentar inadequadamente, sem focar em bons nutrientes e em alimentos saudáveis. Aqui, inclusive, uma conversa com uma nutricionista pode ser bem interessante. Considere isso. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.