Ensinar educação financeira para crianças é uma boa opção?

Saiba o que especialistas pensam a respeito disso

No Brasil, a educação financeira para crianças está longe do ideal, e mesmo os adultos não têm uma boa relação com o dinheiro. Portanto, é um assunto distante para os pequenos, mas deve ser uma prioridade para todas as escolas e lares.

Se você ensinar educação financeira para crianças desde tenra idade, é provável que elas se tornem adultos responsáveis, conscientes e financeiramente bem-sucedidos. Então é hora de colocar em prática os ensinamentos do seu filho e cuidar do futuro dele com as dicas que o Notícias Concursos mostrará na matéria desta quarta-feira (10).

Como ensinar educação para crianças?

A educação financeira infantil é uma ciência de gestão financeira para crianças, ensinando os princípios básicos da gestão do dinheiro para que possam ter um futuro mais próspero. Quando aprendemos a administrar nossas finanças desde cedo, crescemos tendo uma relação mais saudável com o dinheiro e conseguindo atingir nossos objetivos, evitando dívidas. Mas, não é o que costuma acontecer no Brasil, onde a vida financeira é considerada tabu e poucas crianças são instruídas nessa área.

Segundo pesquisas, quase metade dos brasileiros até evita pensar em dinheiro para não se sentir triste. Outro fato chocante é que 46% dos brasileiros relutam em verificar sua conta-corrente porque acham que estão fazendo algo errado financeiramente. Além disso, 97% têm dificuldade em administrar seu dinheiro e 60% nunca divulgam sua renda.

Infelizmente, essa falta de planejamento faz parte da cultura do país devido a anos de instabilidade econômica. Com isso, há tabus para falar sobre dinheiro e comportamento direto (aproveitar hoje ao invés de economizar para amanhã). Para mudar essa realidade, é preciso atuar na raiz do problema e investir na educação financeira infantil desde os primeiros anos de vida.

Ensinar educação financeira para crianças é uma boa opção?
Ensinar educação financeira para crianças é uma boa opção? – Canva Pro

Principais programas de educação financeira para crianças

A educação financeira infantil é baseada em uma série de pilares que determinam o comportamento do dinheiro e a tomada de decisões. Veja quais são os principais:

Entender o valor do dinheiro

A primeira lição de finanças das crianças é sobre o valor do dinheiro. Uma vez que começa a aprender os números, a criança é exposta a notas e moedas e, gradualmente, associa valores monetários às compras domésticas. Além disso, é importante que ela reconheça o esforço por trás de cada produto ou serviço que compra e entenda que o presente dos pais tem um preço.

A ligação entre esforço e recompensa

Outro ponto importante é a ligação entre esforço e recompensa, que é a lógica central do mercado de trabalho e do empreendedorismo. Desde cedo, as crianças podem ganhar dinheiro alcançando metas e realizando tarefas – exceto atividades como aprendizado que devem ser reconhecidos como obrigações. Dessa forma, ela entende que uma vida financeira próspera depende de seu próprio empenho.

Capacidade de preservação

A capacidade de poupar é uma das lições mais importantes da educação financeira em qualquer idade. Para as crianças, um bom e velho cofrinho é um ótimo começo para aprender a economizar, acumular dinheiro e alcançar metas ao longo do tempo. Quando os pequenos entendem que economizar um pouco significa comprar algo melhor depois, as sementes da organização financeira estão plantadas.

Cortar custos

Quando os pais ensinam seus filhos a fechar a torneira ao escovar os dentes ou a desligar as luzes ao sair do quarto, estão educando-os para reduzir custos e contribuir com o meio ambiente. É importante deixar claro que cada dólar economizado representa novas oportunidades de gastos e recompensas futuras, e não há nada pior do que desperdiçar dinheiro.

Restrições orçamentárias

As crianças também precisam aprender desde cedo que existem restrições orçamentárias na família. Na idade certa, os pais devem compartilhar a organização das contas da casa para falar de salários, rendimentos e despesas domésticas. Então, ela cresce sabendo que o dinheiro é limitado e deve ser administrado com sabedoria para atingir seus objetivos.

Separação de necessidades e desejos

Muitos adultos não sabem distinguir necessidades de desejos ao tomar decisões financeiras. Quem não tem essa base corre o risco de comprar compulsivamente e sair do controle com gastos impulsivos, comprometendo o orçamento e todos os seus objetivos. Portanto, é importante educar as crianças para evitar o consumismo excessivo e ensinar às crianças a diferença entre o que elas querem e o que elas realmente precisam.

Conceito sobre investir

Por fim, o conceito de investimento pode ser ensinado desde cedo, permitindo que os adultos entendam o que significa “fazer o dinheiro trabalhar para você”. Nesse caso, as crianças podem ser apresentadas aos produtos financeiros mais simples do mercado e aprender, por exemplo, rentabilidade, liquidez e juros. Na educação financeira para crianças, o importante é que ela entenda a relação entre o valor das finanças e do tempo, aprenda a investir hoje e colha os frutos amanhã.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.