Finanças é um bicho de sete cabeças para você? Entenda o conceito e mude de opinião

Mesmo “respirando” dinheiro o tempo todo, muitas pessoas não gostam de falar sobre o assunto

Uma das melhores maneiras de aprender sobre finanças é falar abertamente sobre dinheiro e não ter medo. No entanto, a pergunta que fica é: se o dinheiro está tão presente em nossas vidas, por que ainda é tão delicado comentar a respeito?

Infelizmente, o diálogo aberto sobre finanças continua sendo um desafio para muitos brasileiros. Mas, saiba que você não está sozinho nessa questão. E o Notícias Concursos, na matéria desta quarta-feira (10) esclarecerá tudo o que precisa.

Falar sobre finanças é importante para quebrar tabus que não deveriam existir

Infelizmente, existe um padrão comportamental e de julgamento social que tende a atribuir a imagem de caráter e sucesso a uma pessoa com base na renda ou nos bens que possui. Isso é totalmente inadequado porque ninguém pode reduzir a um número ou a um bem.

Também é preciso quebrar o paradigma de que todos os ricos são felizes, e o equívoco de que tudo continuará como está, para melhor ou para pior. Você não ficará sem emprego para sempre, assim como nada garante que seu emprego durará tanto quanto você pensa.

Portanto, tente se livrar de quaisquer estereótipos e esteja disposto a ajudar aqueles com quem você fala. Além disso, saia da sua zona de conforto e explore tópicos que você nunca discutiu com uma pessoa específica, como uma dívida.

Entender sobre o que fazer com o dinheiro faz parte do autoconhecimento

O dinheiro está envolvido na maioria das coisas que fazemos na vida desde que nascemos, mesmo que haja momentos em que essas decisões não sejam tomadas por nós.

Nossa educação infantil, nossas escolhas para o futuro, nossas prioridades financeiras, sonhos e objetivos estão todos saturados de dinheiro.

Dessa forma, ao falar abertamente sobre o assunto, será mais fácil você entender melhor quais são seus desejos. Também entenderá como eles podem se tornar realidade através do poder do seu dinheiro hoje.

Você tem condições de descobrir a motivação por trás de cada decisão, entender seus pontos fortes e atingir todo o seu potencial. Dessa forma, lidará com questões financeiras com maior maturidade.

Outro aspecto diretamente relacionado ao autoconhecimento é a inteligência emocional. Ao conversar sobre dinheiro em seu ciclo social, você também terá a oportunidade de aprender mais sobre as emoções de como outras pessoas gerenciam suas finanças. Com isso, você obterá referências para aprimorar ainda mais seu autocontrole para um maior sucesso financeiro.

Finanças é um bicho de sete cabeças para você? Entenda o conceito e mude de opinião
Finanças é um bicho de sete cabeças para você? Entenda o conceito e mude de opinião – Canva Pro

Os guias financeiros são sobre planejamento e organização financeira

Falar sobre dinheiro também é importante para desenvolver um plano financeiro. Afinal, por meio de conversas, você pode expor suas dúvidas para criar um plano de ação para organizar suas garantias, controlar seus gastos e definir prioridades.

Por isso, é preciso quebrar o paradigma de que tudo sempre será como é hoje, seja em situações positivas ou negativas. Imprevistos podem ocorrer, assim como surpresas. É importante sempre planejar e manter sua organização em dia para que você possa acompanhar com mais tranquilidade todas as mudanças que ocorrem ao longo de sua vida.

A verdade é que quanto menos falamos de dinheiro, mais difícil fica lidar com ele. Dessa forma, dar esse passo é essencial para alcançar uma vida financeira mais organizada e saudável.

Você pode começar com as pessoas mais próximas em quem confia, como seu cônjuge, alguns membros da família ou até amigos. Claro que você não precisa dizer imediatamente qual é o seu salário, mas pode buscar mais informações com seus conhecidos sobre assuntos que ainda não conhece, como juros compostos. Às vezes, sua pergunta sobre finanças pode ser a mesma de outra pessoa e, juntos, poderão encontrar a resposta para sua pergunta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.