Viabilize uma poupança de forma orgânica e direcionada

A viabilização de uma poupança por meio de um planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio. Veja dicas relevantes!

A viabilização de uma poupança por meio de um planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio para muitas pessoas, considerando a situação econômica atual e o aumento da inadimplência do cidadão brasileiro nos últimos meses.

Viabilize uma poupança de forma orgânica e direcionada

Principalmente por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, visto que agravou a crise financeira que já estava ocorrendo. No entanto, ainda que a sua situação financeira esteja negativa, pode ser viável que você viabilize a construção do seu currículo e alcance todos os seus objetivos, tornando possível o direcionamento de suas metas pessoais. Dessa forma, para que você elabore uma poupança assertivamente é necessário que você tenha clareza sobre os seus objetivos.

Separe seus custos

Sendo assim, separe os seus custos fixos e custos variáveis, ao passo que também é importante que você categorize por ordem de importância os seus gastos.

Por isso, é relevante que você saiba quais são as possíveis ações que podem ser tomadas, considerando a eliminação ou diminuição dos gastos mapeados. Posteriormente, pode ser viável que você trocas que sejam financeiramente  econômicas. Por exemplo, você pode trocar os seus produtos bancários por opções sem anuidade.

Uma vez que as fintechs oferecem diversos produtos qualificados, também é possível que você troque outros produtos. Por exemplo, você pode cancelar uma assinatura de TV e assinar um streaming. Dessa maneira, você irá adaptar a sua rotina, sem que você abdique de seus serviços e produtos preferidos.

Economia doméstica 

Também pode ser importante que você analise fatores que podem gerar economia doméstica, como diminuir a utilização de aparelhos que gastam mais energia, ou ainda, manter desligadas os aparelhos que não estão em uso, já que muitos aparelhos gastam energia elétrica enquanto estão com alguma luz acesa, por exemplo. 

Não menos importante, você deve enxergar a poupança como um hábito pessoal e não como um projeto pontual. Sendo assim, você deve direcionar todos os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acredite que sejam valores irrisórios.

Pois ao ver a poupança como um hábito, você irá modificar a sua relação com o dinheiro, o que será de grande valia para o seu futuro, considerando as melhorias que você pode realizar no seu fluxo financeiro.

Dica para inadimplentes 

No  entanto, caso você esteja em uma situação de inadimplência, pode ser viável que você faça negociações de suas dívidas. O Banco Central do Brasil juntamente com a Febraban está realizando um mutirão para os endividados; o que pode ser de grande importância para a sua vida financeira pessoal. Por isso, vale a pena conhecer o projeto, analisando as propostas e inserindo as negociações em seu plano de finanças.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.