Ações educativas para criar consciência antirracista 

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Ao longo dos últimos anos, houve um avanço, mesmo que mínimo, da urgência de uma educação antirracista.

Diversas instituições de ensino estão construindo parcerias, espaços de discussão e ações para contribuir com o fim do racismo institucional e estrutural na sociedade brasileira.

Conheça quatro iniciativas que ajudam a entender este momento histórico de luta contra a discriminação racial no Brasil.

4 Ações educativas para criar consciência antirracista

1 – Debate para formação de professores a partir de documentários com a temática do combate ao racismo

O Instituto Singularidades, instituição de ensino especializada em formação de professores, e a Tamanduá Edu, plataforma de filmes na escola, firmaram uma parceria para debater o racismo na educação. Um encontro ao vivo, dia 12, às 16h, vai discutir a questão racial a partir de documentários que abordam o tema. Assista no youtube do Canal Curta!  https://www.youtube.com/canalcurta

Com a participação das professoras Waldette Tristão, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e formadora de gestores e professores para uma educação antirracista; Denise Rampazzo, doutoranda em Educação na Unifesp, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP e formadora de professoras; e Dayse Ramos, mestre em Letras pela USP e doutoranda em Educação pela PUC.

Além deste debate, a Tamanduá Edu criou o especial Consciência Negra – Educação Antirracista, na qual os professores cadastrados na plataforma poderão assistir gratuitamente 12 filmes, séries e documentários sobre o tema, até o dia 21/11. Confira em https://tamandua.tv.br/escolas/colecoes/educacao-antirracista1 ou https://www.youtube.com/watch?v=42qXWSWNcPQ.

Entre os documentários estão:

Carolina de Jesus 

Conta a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, que virou sucesso nos anos 60 e inspira até hoje escritores e artistas como Ruth de Souza, Zezé Motta e Conceição Evaristo. https://tamandua.tv.br/filme/?name=70397

Djamila Ribeiro 

A escritora e mestre em filosofia política pela Unifesp explica o que é racismo estrutural, o conceito de lugar de fala, o medo do feminismo negro e o assassinato de George Floyd. https://tamandua.tv.br/filme/?name=djamila-ribeiro1

Libertem Angela Davis 

Retrata a vida da jovem professora universitária norte-americana que lutou na defesa dos direitos humanos e tornou-se a mulher mais caçada pelo FBI. https://tamandua.tv.br/filme/?name=libertem_angela_davis

Àkàrà, no fogo da intolerância 

A partir da conflitante realidade do Acarajé, prato tradicional da culinária afro-brasileira, documentário mostra a luta contra a intolerância que atinge as religiões de matriz africana e como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. https://tamandua.tv.br/filme/?name=akara_no_fogo_da_intolerancia

Sobre sonhos e liberdade

O apagamento do protagonismo negro desde a libertação dos escravizados até os dias de hoje https://tamandua.tv.br/filme/?name=sobre_sonhos_e_liberdade

A última abolição 

Aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava e o papel das mulheres negras na resistência até os dias de hoje. https://tamandua.tv.br/filme/?name=a_ultima_abolicao

2 – Campanha de financiamento coletivo para formar professoras e professores negros de baixa renda.

Compromisso Antirracista do Singularidades, projeto conta com três pilares iniciais: Fundo de Bolsas para Equidade Racial; Programa de Formação Antirracista e Política de Desenvolvimento Institucional Antirracista. 

O Fundo de Bolsas de Equidade Racial tem a parceria da Fundação Tide Setubal através da Plataforma ALAS – – Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Negras – e lançou uma campanha de financiamento coletivo para formar mais professoras negras. 

As bolsas são destinadas a estudantes de baixa renda da rede pública para os cursos de graduação de Pedagogia e Letras. Campanha é no sistema Matchfunding, um modelo de fomento que triplica o valor da contribuição.

Acesse: https://benfeitoria.com/singularidades

3 – Colégio cria comissão antirracista

O Colégio Equipe faz parcerias com a Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de ensino superior que promove a inclusão da pessoa negra e/ou de baixa; e com a Ação Educativa, associação civil que atua nos campos da educação e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. 

Com a Zumbi, o colégio assinou um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de projetos que tenham como finalidade promover ações educacionais e culturais pautadas na diversidade étnico-racial e na perspectiva da construção e afirmação de uma prática formativa antirracista. 

Com a Ação Educativa, está sendo elaborado um relatório de percepção étnico-raciais da escola com propostas de aprimoramento das práticas de uma educação antirracista. 

Equipe também fundou o movimento “Comissão Antirracista Equipe”, com a participação de alunas, pais, professoras e funcionárias.

4 – Ações para equidade racial em escolas

A escola Nossa Senhora das Graças, o Gracinha criou o movimento “Gracinha Antirracismo” com a participação de mães, pais, professoras e funcionárias. Objetivo é o letramento racial da comunidade escolar. Movimento possui três frentes de atuação:

  • Sensibilização e letramento racial da comunidade do Gracinha;
  • Revisão curricular trazendo, ainda mais, essa pauta para as discussões cotidianas;
  • Inserção de mais pessoas negras na escola, docentes e discentes.

Mais detalhes pelo email: antirracismo@paisdogracinha.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial: Confira a decisão do governo sobre a prorrogação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.