Você sente um vazio existencial durante as atividades do seu dia a dia?

vazio existencial pode ser visto como algo muito difícil para as pessoas. Até porque ele faz com que todas as nossas decisões passem a ser vistas de uma forma “confusa”. Ficamos pensando até que ponto algo realmente valeu a pena e o que deveríamos ter feito.

Isso, ainda, gera aquela “crise existencial“: Aonde vou chegar? Como vou chegar? Será que estou no melhor caminho? E por aí vai…

Pensando sobre isso, trouxemos algumas reflexões que podem lhe ajudar neste momento difícil. Esperamos contribuir de alguma forma. Acompanhe!

Você sente um vazio existencial durante as atividades do seu dia a dia?

Primeiramente, pare e pense sobre a sua rotina e a sua vida de forma geral. Você tem sentido um vazio existencial? Está se sentindo sem propósito de vida? Analise isso com cuidado.

Mas aqui vale um adendo: não se baseie apenas no hoje, caso você tenha tido um dia difícil. Mas sim, baseie-se nos seus últimos meses e até nos eu último ano.

Desse modo, você conseguirá ter uma visão muito mais assertiva do que tem sentido e vivido nos últimos tempos. E poderá concluir se o vazio existencial é algo pontual ou prolongado.

Como lidar com esse vazio existencial?

Vamos supor que você parou para pensar nos últimos meses da sua vida e percebeu que o vazio existencial caminha com você há mais tempo. E agora, o que fazer?

Bem, antes de mais nada, não caia no erro de achar que existe a fórmula perfeita para ultrapassar esse vazio. E ainda, lembre-se de que a “recuperação”, vamos dizer assim, pode ser gradativa. Não é da noite para o dia que conseguimos mudar todas as coisas. E tudo bem!

Por isso, respeite os seus limites e dê um passo de cada vez. Veja, agora, algumas sugestões que podem ajudar:

  1. Viva o seu luto: Antes de começar a fugir do vazio existencial, pare e viva o seu luto. Esse momento é doloroso e difícil, por isso, não podemos apenas ignorar o que estamos sentindo, concorda? Sendo assim, viva o que você está sentindo. Tire um tempo para você, chore se precisar chorar, mas não fique forçando a barra.
  2. Pratique o autoconhecimento: Comece a praticar o seu autoconhecimento. Estude mais sobre você mesmo! Assim você poderá descobrir os seus pontos fortes e fracos, além de conhecer melhor os seus “talentos” e habilidades. Tudo isso vai lhe ajudar a enxergar novos propósitos para a sua vida.
  3. Comece a fazer planos: Com um conhecimento maior sobre quem você é e o que sabe ou não fazer, comece a desenvolver os seus planos de ação. Saiba o que pode ser interessante para a sua vida, mesmo que esse interessante pareça pequeno agora. Afinal, um passo de cada vez!
  4. Enfrente o medo do novo: O medo do novo irá surgir, faz parte. Mas enfrente-o! Afinal, ele aparece porque você não tem as habilidades referentes ao desconhecido. Mas à medida que for desenvolvendo elas, poderá ter mais força para seguir adiante.
  5. Vá em frente e revisite sempre as suas metas: Siga adiante com as suas metas, mas sempre retorne a elas para reajustar o necessário. Tenha em mente que somos dinâmicos, e que nenhum plano precisa ser vitalício.

Claro que essas são apenas algumas dicas. Nunca deixe de lado a busca pela psicoterapia na hora de lidar com o vazio existencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.