Propósito de vida: Você tem um?

Certamente, você já deve ter ouvido falar que é muito importante ter um propósito de vida para ser mais feliz tanto no campo profissional, quando no educacional. Além disso, é esse propósito que melhora as nossas relações interpessoais e faz com que possamos enxergar a vida de uma outra maneira.

Mas, por que devemos ter um propósito de vida? E como podemos descobri-lo? Será que você já deveria saber qual é o seu propósito, ou não existe tempo certo para isso?

Sabemos que as dúvidas são inúmeras… Mas fique tranquilo! No decorrer desse artigo nós iremos refletir sobre isso. 😉

Por que ter um propósito de vida?

Quando temos um propósito de vida, nos sentimos mais entusiasmados ao acordarmos pela manhã. Embora os dias ainda possam ser cansativos, e certamente o desânimo fará parte da vida em alguns momentos (ainda bem!), o propósito ainda estará lá, munindo as suas forças em busca dos seus sonhos.

Sem esse propósito, você pode sentir que os seus dias têm sido vazios, tendo em vista que não há uma base para o que está sendo feito. Por isso, trouxemos alguns apontamentos importantes sobre como descobrir o seu propósito de vida para ser mais feliz. Veja abaixo:

Como descobrir o meu propósito de vida?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que o propósito de vida é algo extremamente subjetivo. Isto é, jamais use o propósito de outra pessoa como seu, pois isso poderia fadar o seu caminho à infelicidade. Portanto, comece a praticar o autoconhecimento e escute a si mesmo, assim certamente você traçará uma trajetória muito mais satisfatória e feliz.

Preparado? Então vamos lá!

1- Reflita sobre o seu cenário atual – você está feliz com o que faz?

Comece a refletir sobre o seu cenário atual. Até que ponto o que você faz no seu dia a dia tem lhe proporcionado felicidade e/ou inspiração para seguir em frente? Analise quais pontos não estão adequados aos seus sonhos, e entenda por que eles ainda fazem parte da sua rotina.

Descobrir as satisfações e insatisfações da sua vida atual pode lhe ajudar a encontrar os caminhos mais adequados aos seus desejos.

2- Não fique desejando a vida das outras pessoas

Cuidado com a linha tênue entre desejar a vida alheia ou usá-la como inspiração!

Afinal, embora você possa sim ter inspirações em outras pessoas, você deve ter o cuidado de não ficar “desejando” essa vida. Lembre-se de que cada pessoa é única e merece uma vida subjetiva também, ou seja, jamais devemos desejar uma cópia da vida de outra pessoa.

Até porque, caso essa cópia acontecesse, as chances de a infelicidade fazer morada em sua vida são muito grandes.

3- Descubra o que você ama fazer e desenvolva essa habilidade

Descobrir o que você ama é fundamental para se pensar em um propósito de vida. Por exemplo: você ama música? Dança? Arte? Literatura? Cinema? Saúde mental? Pense um pouco sobre isso.

Embora possa parecer difícil, no começo, descobrir o que você ama de verdade, à medida que você começa a refletir sobre as suas ações cotidianas, você passa a ter mais conhecimentos sobre si e sobre o que realmente lhe faz feliz.

Assim você pode descobrir o que ama e buscar um propósito de vida que se encaixe nesse amor verdadeiro.

4- Deixe de lado as situações e relações que podem ser tóxicas

Procure analisar também as situações e relações que tendem a ser tóxicas em sua vida. Muitas vezes elas estão minando o seu propósito de vida. Portanto, não tenha medo ou insegurança na hora de se afastar de alguém que lhe faz mal: pense que este afastamento é um direito seu.

5- Pratique o autoconhecimento e fuja do piloto automático

Como dito no início deste conteúdo, o autoconhecimento fará parte do seu processo de descoberta e escolha do seu propósito de vida. Para isso, fuja da ideia de permanecer no piloto automático e comece a prestar mais atenção nas suas emoções, desejos, etc. Assim, certamente você encontrará o seu propósito e poderá levantar, todas as manhãs, com a força que ele lhe proporcionará.

Boas descobertas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.