Vale-gás: quem vai poder receber benefício ainda este ano

Governo Federal deve começar pagamentos do vale-gás nacional nesta semana, mas nem todo mundo vai receber este ano

Começa oficialmente nesta segunda-feira (27) os pagamentos do vale-gás nacional. De acordo com o Ministério da Cidadania, o programa em questão vai pagar algo em torno de R$ 50 para ajudar as pessoas na compra de pelo menos metade do botijão de 13kg. Os repasses já estão confirmados.

Só que mesmo faltando tão pouco para o início dos pagamentos, o fato é que tem gente que ainda está meio perdida nessa questão. E não é para menos. O Governo ainda não detalhou quem são os usuários que irão receber o dinheiro este ano e quais deles terão que esperar até o próximo mês.

É que de acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos, o vale-gás nacional vai atender cerca de 5,5 milhões de pessoas no Brasil. Só que neste mês de dezembro, estima-se que apenas algo em torno de 100 mil deles irão conseguir pegar o benefício.

De acordo com o Governo Federal, em dezembro apenas os usuários que moram no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais é que poderão receber o benefício neste ano. Por que? Acontece que essas são regiões que estão sendo castigadas pela chuva. Só neste domingo (27), estima-se que pelo menos duas barragens se romperam.

Contando apenas com os números da Bahia, o Governo local estima que cerca de 18 pessoas morreram e outras centenas de milhares estão desabrigadas. É esse o público que deve receber o vale-gás nacional neste mês de dezembro. Quem mora em outras regiões vai ter que esperar pelo menos até janeiro para saber se conseguirão entrar.

Como saber se fui selecionado?

De acordo com o Ministério da Cidadania, vai ser possível saber se foi selecionado para o vale-gás nacional através do app oficial do Caixa tem e também do aplicativo do Auxílio Brasil. Os usuários poderão ver os lançamentos dos repasses por lá.

Para quem mora nas regiões atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais, esse aviso deve chegar a qualquer momento. Para as outras pessoas, é provável que esse processo tome mais alguns dias.

Pagamentos retroativos do vale-gás

O Governo também anunciou que vai fazer pagamentos retroativos do vale-gás nacional. Explica-se: é que a data oficial do lançamento do programa é dezembro de 2021. Então quem não receber agora, está teoricamente em atraso.

Por isso, o Governo decidiu pagar a cerca de 5,4 milhões de pessoas a partir de janeiro em forma de pagamento retroativo. São justamente os brasileiros que deveriam começar a receber os repasses agora em dezembro, mas por atrasos do próprio Planalto só receberão em janeiro.

Auxílio Brasil

Ao mesmo passo em que paga o vale-gás nacional, o Governo Federal vai seguir com os repasses do Auxílio Brasil. Neste mês de dezembro, as liberações desta programa já foram concluídas ainda no último dia 23 de dezembro.

Os pagamentos voltam portanto a partir do próximo dia 18 de janeiro. Pelo menos é isso o que diz o calendário oficial. De acordo com o Governo Federal, as pessoas vão poder acumular o Auxílio Brasil e o vale-gás ao mesmo tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.