Matriz de Ansoff: mercado, produtos, desenvolvimento e diversificação

A Matriz de Ansoff aborda o mercado, os produtos, o desenvolvimento e a diversificação. Entenda melhor essa estratégia de gestão!

A matriz de Ansoff é um análise estratégica criada na década de 50 por Igor Ansoff. Sendo uma análise que foca em analisar as características do mercado, de maneira que a gestão empresarial possa desenvolver estratégias para aumentar o volume de vendas, seja com a criação de novos produtos, seja com a exploração de novos mercados.

Matriz de Ansoff: mercado, produtos, desenvolvimento e diversificação

Sabemos que é de extrema relevância que a análise estratégica seja considerada no empreendedorismo, visto que a sua ausência pode gerar a obsolescência de uma marca. Por isso, já falamos sobre a matriz Swot e a análise Pest. Sendo assim, vamos conhecer a matriz de Ansoff.

As abordagens da matriz de Ansoff

A matriz Ansoff apresenta 4 diferentes abordagens:

  • Penetração de mercado; 
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Desenvolvimento de mercados;
  • Diversificação.

De forma sucinta, as abordagens possuem os seguintes significados: 

A penetração de mercado é uma abordagem que concentra-se em aumentar as vendas de produtos existentes para um mercado existente.

O desenvolvimento de produtos tem  foco em novos produtos, ou seja, busca introduzir novos produtos em um mercado já existente.

Já o desenvolvimento de mercados se refere a uma concentração em se inserir em um novo mercado utilizando produtos já existentes;

Por fim, a diversificação foca a entrada em um novo mercado com a introdução de novos produtos. Ou seja, é uma estratégia que busca a inserção em novos mercados com o desenvolvimento de produtos novos.

Novas possibilidades no mercado atual

Portanto, essa análise estratégica é uma maneira de analisar seus produtos, serviços e as possibilidades do mercado. Embora não seja uma análise nova, é totalmente atual. Visto que na era digital surgem novas necessidades através da inovação de produtos ou serviços.

Definição e direcionamento do plano de ação

A partir dessa análise, é possível definir o melhor plano de ação para a sua empresa, aproveitando as oportunidades do mercado, focando no direcionamento das vendas.

É possível analisar a viabilidade de criar produtos ou reavaliar o ciclo de vida dos produtos existentes, por exemplo. Dessa forma, a gestão pode analisar se deve procurar outros nichos, o que é de extrema relevância para o empreendedorismo na era digital. 

Faça a análise estratégica Ansoff com frequência

Sendo assim, pode ser importante que o empreendedor faça a análise estratégica Ansoff com frequência, visto que é uma maneira de ajustar seus processos e adaptar o seu plano de ação, considerando as mudanças do mercado e o valor da inovação na era digital. 

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