Fui aprovado no Bolsa Família, mas ainda não recebi nada. O que aconteceu?

Nas redes sociais, muitas pessoas que passaram pela aprovação no Bolsa Família querem saber por que ainda não receberam nada

“Fui aprovada no Bolsa Família em janeiro e ainda não recebi nada. Nem o Auxílio Brasil. O que aconteceu?”. Essa é uma pergunta que uma cidadã postou nas redes sociais no início desta semana. Pelo que se sabe até aqui, ela não está sozinha. Várias pessoas estão passando por essa mesma situação.

Mas o que de fato está acontecendo? Por que os cidadãos que passaram pela aprovação no Bolsa Família não conseguiram receber nada e nem entraram no Auxílio Brasil ainda? A explicação é simples: o Governo não está fazendo novas inclusões no novo programa social. Ninguém de fora pôde entrar.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda em novembro deste ano. Já naquele momento, o benefício estava atendendo cerca de 14,5 milhões de pessoas. Todos esses beneficiários já estavam no Bolsa Família desde outubro.

Essa lógica está seguindo também neste mês de dezembro. Mesmo com o aumento dos valores do benefício, o que se sabe é que ninguém mais entrou. Então os pagamentos estão indo apenas para esses 14,5 milhões de pessoas. Apenas aqueles que já estavam no Bolsa Família anteriormente.

Quem não estava dentro desse programa não conseguiu entrar ainda. Isso mesmo considerando os casos das pessoas que já passaram pela aprovação. Elas estão na fila de espera e precisam aguardar para saber quando é que elas irão poder entrar no benefício em questão.

O que é a fila de espera

Para quem não sabe, a fila de espera se forma quando o Governo não tem espaço no orçamento do programa para pagar o benefício para todo mundo que tem direito. É por isso que algumas pessoas precisam esperar.

É justamente essa a explicação do fato de alguns indivíduos serem aprovadas no programa e mesmo assim não receberem nada. Elas obedecem aos critérios de seleção, mas precisam esperar a abertura de novas vagas.

Quando essa fila acaba?

Em entrevista no início da última semana, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que vai acabar com essa fila de espera ainda neste ano. De acordo com ele, algo em torno de 2 milhões de pessoas irão entrar para o programa.

Entretanto, mesmo que ele cumpra essa promessa e acabe com essa lista ainda este ano, o fato é que a ela pode voltar a se formar no próximo ano. Isso irá acontecer se o número de pessoas que procurarem o programa for maior do que o limite de orçamento que o Governo tem para os repasses.

MP do Auxílio Brasil

Recentemente a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) do Auxílio Brasil. Entre os trechos do programa está a parte que dizia que o Governo Federal não poderia mais deixar essas filas se formarem.

Acontece, no entanto, que o Senado mudou esse dispositivo. A partir de agora, o Governo Federal não tem mais a obrigação de zerar essa fila. Com isso, o número de usuários do programa não deve mais chegar aos 20 milhões, e deve ficar mesmo na casa dos 17 milhões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.