Auxílio Brasil: mudar de cidade influencia no recebimento do programa?

Algumas pessoas com inscrição no Cadúnico se mudaram e querem saber se isso influencia no recebimento do Auxílio Brasil

O Governo Federal concluiu na semana passada os últimos pagamentos do Auxílio Brasil para o ano de 2021. Pelo que se sabe até aqui, algo em torno de 14,5 milhões de pessoas receberam os repasses de, no mínimo, R$ 400 cada um, segundo informações do Ministério da Cidadania.

Só que mesmo depois de dois meses de pagamentos,  muita gente ainda tem dúvidas sobre esses repasses. Uma delas foi feita por uma internauta nas redes sociais nesta semana. “Eu fiz minha inscrição no Cadúnico e me mudei há um mês. Isso vai interferir no recebimento do Auxílio Brasil?”, perguntou ela.

De acordo com as regras do Governo Federal, mudar de cidade é algo que não influencia diretamente o recebimento do Auxílio Brasil. Mas é preciso ficar de olho no Cadúnico. É que uma simples incoerência nas informações que estão dispostas nesta lista pode acabar fazendo com que o cidadão perca os seus benefícios.

Pelas regras gerais, uma pessoa precisa atualizar o Cadúnico sempre a cada 24 meses, ou seja, dois anos. Para quem está no Auxílio Brasil, no entanto, esse prazo é de um ano. Pelo menos é o que se recomenda. Então é preciso ir lá em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e fazer a atualização.

Mas esses prazos não devem ser observados quando há uma mudança estrutural na família. Então, sempre que ocorrer uma alteração é preciso fazer uma atualização e isso inclui uma mudança no endereço. É preciso ir ao CRAS para colocar essa nova informação e evitar uma dor de cabeça, inclusive com o Auxílio Brasil.

Endereço é importante

O endereço é uma das informações mais importantes para se atualizar no Cadúnico, pois é com ele que muitas vezes o Governo Federal se baseia para dar informações imprescindíveis para os seus usuários.

A tendência, por exemplo, é que o Planalto envie uma carta para a casa de todos os selecionados no programa no próximo mês. Então é preciso manter esse endereço atualizado para não perder esse recebimento.

Cadúnico é única porta de entrada

Quando se fala em Auxílio Brasil, é preciso lembrar também que o Cadúnico é a única porta de entrada para o programa. Assim, quem não está nesta lista não vai ter nenhuma chance de entrar no benefício em questão.

Para quem ainda não está no Cadúnico e quer entrar, basta procurar a Prefeitura da sua cidade para entender como funciona o processo de entrada por lá. Normalmente acontece nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Não é garantia para o Auxílio Brasil

Mas ao mesmo tempo vale lembrar que estar no Cadúnico não implica dizer que está garantido no Auxílio Brasil. Pelo contrário. O que se sabe até aqui é que nem todo mundo que está nesta lista vai entrar.

Nas previsões mais otimistas do Governo Federal, o Auxílio Brasil vai atender no máximo 17 milhões de pessoas a partir de janeiro. Isso é bem menos do que os quase 30 milhões de brasileiros que estão no Cadúnico neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.