Vale-gás nacional não deve ser pago em janeiro. Entenda

Vale-gás nacional não deve fazer pagamentos no mês de janeiro. Veja quando o benefício será retomado

Mesmo antes do fim dos pagamentos de dezembro do vale-gás nacional, alguns cidadãos já estão demonstrando preocupação com o que vai acontecer daqui para frente. Afinal de contas, este projeto social será retomado durante o futuro governo Lula (PT), ou ele está oficialmente chegando ao fim junto com o mandato de Bolsonaro (PL)?

Segundo informações oficiais, o texto que criou o vale-gás nacional define que este programa tem cinco anos de duração. Isto indica que este ano de 2022 foi apenas o primeiro deles. Mesmo que o país esteja na iminência de uma mudança de governo, o fato é que esta alteração não afetará o calendário de pagamentos.

É fato que o vale-gás nacional não fará nenhum depósito em janeiro de 2023. Contudo, isto não tem relação com a mudança do governo. Ao contrário do Auxílio Brasil, o vale-gás nacional é um programa de caráter bimestral, isto é, ele é pago sempre a cada dois meses. Como há um repasse acontecendo em dezembro, o próximo acontecerá naturalmente em fevereiro do próximo ano.

Por esta lógica, também é possível adiantar que os depósitos do vale-gás nacional acontecerão sempre nos meses pares. Em 2023, há pagamentos previstos para os meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro, assim como aconteceu com os repasses deste ano de 2022.

É possível que o novo governo realize uma série de mudanças no programa social a partir do próximo ano. Contudo, a tendência natural é que a base do projeto siga a mesma. É importante lembrar que o vale-gás foi desenhado no Congresso Nacional por parlamentares do PT, o partido do presidente que assumirá o poder em 1 de janeiro.

Vale-gás nacional

O Vale-gás do Governo Federal foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no início de dezembro de 2021. Já naquele mesmo mês, o poder executivo fez a primeira liberação do projeto para as pessoas que residiam em áreas fortemente atingidas pelas chuvas em regiões dos estados da Bahia e de Minas Gerais.

Mas foi apenas a partir de 2022 que o programa começou a tomar a sua forma atual. Entre o início do ano e agora, estima-se que mais de 5 milhões de pessoas tenham entrado no programa social. O valor dos pagamentos também subiu.

Durante todo o primeiro semestre de 2022, os usuários recebiam apenas o saldo equivalente a 50% do preço médio nacional do botijão de gás. Com a aprovação da PEC dos Benefícios em julho, este percentual passou para 100% no segundo semestre.

Como receber

Hoje, não existe nenhuma inscrição direta para fazer parte do vale-gás nacional. O Ministério da Cidadania seleciona as pessoas com base nas informações contidas no Cadúnico de cada indivíduo.

Este sistema não deve mudar nem mesmo durante o novo governo Lula. Assim, o cidadão que deseja entrar para o vale-gás nacional em 2023 precisa primeiramente consultar a prefeitura da sua cidade para entrar no Cadúnico.

Quem já faz parte desta lista e ainda não foi selecionado para o vale-gás nacional precisa apenas manter as informações ativas e atualizadas. Esta é a melhor maneira de aumentar as suas chances de seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.