Vale-gás NACIONAL confirma três pagamentos em sequência; veja como vai funcionar

A ideia original do Governo era pagar o vale-gás nacional a cada dois meses. Mas pelo menos nesse início não é isso o que vai acontecer

O Governo Federal começou oficialmente nesta segunda-feira (27) os pagamentos do seu vale-gás nacional. O programa deve atender ao todo algo em torno de 5,5 milhões de brasileiros. A proposta é ajudar as pessoas na compra do botijão de gás de 13kg a cada dois meses. Mas essa regra não vai começar sendo respeitada.

Pelo texto do projeto, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados, a ideia é pagar o benefício em questão sempre a cada dois meses. Esse é o tempo que os autores do programa consideraram viável para se manter com um botijão de gás de 13kg. Auxílios estaduais também estão usando esse intervalo de pagamento.

Só que no caso do programa do Governo Federal, há uma diferença. Acontece que neste início de repasses, serão três pagamentos seguidos, ou seja, não vai existir esses intervalos. Pelo menos não do ponto de vista do Palácio do Planalto, que é quem está liberando o dinheiro para os usuários.

Agora em dezembro, como dito, o programa está sendo pago a partir desta segunda-feira (27). Neste primeiro momento, apenas os usuários que moram em regiões afetadas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que estão podendo receber o dinheiro. Em janeiro, outros pagamentos irão atender o restante dos beneficiários.

Já em fevereiro o Governo vai fazer a terceira liberação, que na verdade deveria ser a segunda. Nesta ocasião, o Planalto espera ter resolvido todos esses impasses. E aí todos aqueles que receberam em dezembro deste ano e em janeiro de 2022 poderão pegar esse dinheiro novamente.

Como fica na prática

Na prática, o Governo vai fazer três pagamentos nos próximos três meses, o que não estava combinado. Mas é importante frisar que nesses três repasses, cada um só vai receber duas parcelas. Veja como fica:

Dezembro/2021 – 108 mil beneficiários
Janeiro/2022 – 5,4 milhões beneficiários
Fevereiro/2022 – 5,5 milhões beneficiários
Março/2022 – sem pagamentos
Abril/2022 – com pagamentos. Número de usuários desconhecido

Como se vê, os repasses bimestrais só começarão a funcionar mesmo entre os meses de fevereiro e abril. Antes disso, o Governo vai seguir fazendo liberações nos meses de dezembro, em janeiro de forma retroativa e em fevereiro.

Como faço para entrar

Não há nenhum tipo de inscrição para se entrar no vale-gás. De acordo com as informações oficiais, basta se inscrever no Cadúnico para tentar uma vaga. É daí que o Governo vai escolher os usuários.

Então é importante lembrar que não é preciso clicar em nenhum tipo de link que fale em inscrição no vale-gás nacional. Se uma mensagem dessas chegar para você, é importante desconfiar porque há uma grande chance de se tratar de um golpe.

Estou no Auxílio Brasil? Posso receber o vale-gás?

Sim. Na verdade, o que se sabe até aqui é que o Governo vai dar preferência para quem está no Auxílio Brasil. A ideia é pagar o vale-gás apenas para esse público pelo menos neste primeiro momento. É o que se sabe.

Isso é algo que, aliás, está frustrando as pessoas que estão fora do Auxílio Brasil. É que além de não estarem recebendo nenhum ajuda, esses cidadãos ainda estão com muitas dificuldades para entrar em um programa novo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.