Em 2023, vale-gás deverá atender a todos do Auxílio Brasil, confirma Governo

De acordo com informações do Governo Federal, vale-gás vai atender a todos os Auxílio Brasil, mas isso não vai acontecer agora

O Governo Federal começou oficialmente os pagamentos do seu vale-gás nacional. Mas a espera só acabou mesmo para os usuários que moram nas regiões mais atingidas pelas chuvas que estão assolando os estados da Bahia e de Minas Gerais. Todas as outras pessoas terão que esperar mais algumas semanas.

Isso acabou frustrando muita gente que estava contando com esses pagamentos ainda neste ano de 2021. Essa, aliás, era a promessa do Governo Federal. Mas já que não aconteceu, agora as pessoas querem saber quando é que elas irão poder receber o dinheiro do vale-gás.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a ideia mesmo é fazer uma entrada gradativa no programa. Assim, aos poucos mais indivíduos poderiam ir entrando nos pagamentos normalmente. Já para este mês de janeiro, a expectativa é que cerca de 5,4 milhões de pessoas comecem a receber o dinheiro do novo benefício.

Isso representa apenas uma pequena parcela do Auxílio Brasil, programa que em janeiro deve chegar a cerca de 17 milhões de indivíduos. Mas a promessa do Governo Federal é fazer esse patamar ir subindo aos poucos até que o vale-gás nacional passe a atender todas as pessoas da nova versão do Bolsa Família.

Mas quem quiser esperar, vai precisar fazer isso sentado. É que de acordo com a projeção do próprio Ministério da Cidadania, o mais provável é que isso nem chegue a acontecer no próximo ano, e sim em 2023, e não no início do ano, e sim em setembro. Então estaríamos a pouco menos de dois anos para chegarmos neste patamar.

Mas vai ter Auxílio Brasil?

Essa é uma questão importante em toda essa história. É que por mais que o Governo diga que vai pagar o vale-gás para todo mundo do Auxílio Brasil em 2023, ninguém sabe ao certo se esse projeto vai seguir existindo.

Pelo que se sabe oficialmente, o Auxílio Brasil está garantido até o final de 2022. Depois disso, o Governo tem a obrigação de manter um programa fixo, mas não se sabe se vai ser esse ou se eles irão optar por outro.

Mas vai ter vale-gás?

Sim. De acordo com o texto oficial do vale-gás nacional, o programa está confirmado pelos próximos cinco anos. Então independente da continuidade ou não do Auxílio Brasil, o projeto que ajuda a comprar o botijão deverá seguir por ainda mais um tempo.

Os valores do vale-gás é que irão variar de acordo com o preço nacional do botijão de 13kg. Em regra, se esse patamar baixar, os patamares dos pagamentos caem também e a situação contrária também pode acontecer.

Valores

Para este mês de dezembro, por exemplo, os valores do vale-gás nacional deverão ser de R$ 52. Isso porque a média do preço do botijão de gás no Brasil já está acima dos R$ 100 e deve crescer nos próximos meses.

De acordo com o texto do vale-gás, o Governo tem sempre que pagar pelo menos o valor que corresponde a metade do preço do botijão. E isso vai acontecer sempre de dois em dois meses. Pelo menos essa é a ideia até aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.