Cadúnico: estados e municípios também usam informações. Entenda

Cadúnico não serve apenas para entrada no Auxílio Brasil. Estados e municípios também usam lista do Governo Federal

O Governo Federal está prometendo inserir ainda neste ano de 2021, cerca de 2 milhões de novos usuários no Auxílio Brasil. Por causa disso, muita gente está recorrendo às prefeituras das suas cidades para tentar entrar no Cadúnico do poder executivo. Essa é a única porta de entrada para o novo benefício.

Só que nem todo mundo sabe que fazer parte do Cadúnico não serve apenas para o propósito de entrar no Auxílio Brasil. Quem está nesta lista, entra na mira do Governo para fazer diversos programas sociais. E não só em um nível federal. Estados e municípios também podem usar esses dados.

E o fato é que eles não só podem, como estão usando de fato. De acordo com informações oficiais, estima-se que mais de 20 unidades da federação estão pagando benefícios sociais dos mais variados tipos, valores e fins. A grande maioria deles usa as informações do Cadúnico.

No estado mais populoso do Brasil, por exemplo, não é diferente. De acordo com as informações oficiais, São Paulo registra neste momento o pagamento de pelo menos cinco projetos sociais, entre eles o vale-gás estadual. Por lá, só estão recebendo as pessoas que encontram-se com o cadastro ativo no Cadúnico.

Várias outras unidades da federação estão fazendo o mesmo. Elas estão registrando uma série de programas e não chegam nem a abrir um processo de inscrição. O próprio governo local abre uma análise própria para identificar quem são as pessoas que estão precisando entrar no benefício que eles estão pagando.

Importância da atualização

Nesse sentido, é sempre importante lembrar da questão da atualização dos dados no Cadúnico. É que não adianta apenas estar nesta lista. É preciso deixar as informações sempre atualizadas para evitar erros.

Não é tão raro ver casos de pessoas que acabam perdendo o direito de receber benefícios não porque elas não podiam, mas porque elas não tinham atualizado essas informações, então é preciso tomar cuidado com essa questão.

Quando devo atualizar

Em regra geral, o Governo Federal dá um prazo de uma atualização a cada dois anos. Para quem está dentro do Auxílio Brasil, a dica é atualizar sempre uma vez por ano, pelo menos, para evitar qualquer dor de cabeça.

Mas é preciso lembrar que é necessário mesmo atualizar o Cadúnico sempre que acontecer uma mudança na estrutura da família. Então a morte de um integrante, o nascimento, a mudança de escola ou de endereço, ou a perda de um emprego são informações que devem constar neste cadastro.

Nem sempre o Cadúnico é necessário

Vale lembrar, no entanto, que nem sempre o Cadúnico é um instrumento necessário para entrar em auxílios sociais. Alguns estados e municípios estão fazendo seleções através de outras formas, como inscrições próprias, por exemplo.

Além disso, estar no Cadúnico não é garantia de que se vai receber nenhum projeto social. Ele apenas garante que as chances de entrada aumentam. Como a entrada na lista é gratuita, então sabe-se que ninguém vai perder nada estando nela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.