Vale-gás com pagamentos feitos pela Petrobras; veja quem poderá

Ainda não se sabe quantas pessoas irão receber o benefício, mas vale-gás deverá entrar pelo ano de 2022. Essa é a ideia

A Petrobras vai enviar para os cofres da União R$ 300 milhões para ajudar na construção de um novo programa social. A ideia é que o projeto em questão atenda pessoas em situação de vulnerabilidade que estejam precisando de ajuda para comprar um botijão de gás. Esse é um dos itens que estão subindo de preço este ano.

Ainda não dá para saber uma série de detalhes sobre o programa, mas um ponto do projeto está claro. Eles deverão usar esse dinheiro para pagar subsídios durante 15 meses. Isso quer dizer necessariamente que o benefício deve entrar pelo ano de 2022 e seguir fazendo pagamentos por um bom tempo ainda.

Só que as notícias acabam por aí. Procurada, a Petrobras insiste em não dar mais detalhes sobre esse processo. Eles não explicaram, por exemplo, quantas pessoas poderão receber o benefício. Além disso, também não dá para saber quanto cada um desses cidadãos vai poder levar para casa.

Nos bastidores, cresce a ideia de que o projeto deve chegar na casa de todos os beneficiários do Bolsa Família. Só que se isso acontecer de fato, não vai dar muito dinheiro para cada um. De acordo com contas de alguns economistas da área, nessa situação o Governo acabaria dando menos de R$ 2 para cada pessoa por mês.

O poder executivo também não se pronunciou ainda sobre essa situação. No entanto, é muito provável que eles resolvam fazer isso em breve. De acordo com informações de bastidores, este mês de outubro deverá ser decisivo para o futuro não só do vale-gás como também de outros programas sociais.

Auxílio Gás Social

Nesta semana, a Câmara dos Deputados aprovou um novo projeto de auxílio para compra do gás de cozinha. O programa, que tem autoria de deputados federais do PT, passou sem maiores problemas pela casa.

A ideia é que o Governo precise pagar uma ajuda em dinheiro para as famílias em situação de vulnerabilidade. Esse valor vai variar de acordo com o preço médio do botijão de gás na época dos repasses para as pessoas.

Vale lembrar que depois dessa aprovação, esse texto ainda precisa passar pela análise do Senado Federal. Caso o texto passe por lá, o projeto vai para o gabinete do poder executivo. Por lá, o Presidente Jair Bolsonaro decide se sanciona ou não.

Preocupação do Governo Federal

Ainda não se sabe qual a posição do Governo Federal sobre esse programa do PT. De qualquer forma, informações de bastidores dão conta de que membros do Palácio do Planalto estão focados em outro projeto social: o Auxílio Brasil.

Esse é o programa que deve substituir o Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. Para este ano, os pagamentos turbinados já estão garantidos. O problema é descobrir como manter esses níveis de repasses.

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que a única forma de fazer isso é aprovando uma série de textos no Congresso Nacional. Entre eles estariam a PEC dos precatórios, a Reforma do Imposto de Renda e a Medida Provisória (MP) do próprio projeto que segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.