Uso de videoaula e redes sociais é maior que de livros na hora de estudar, diz pesquisa

O estudo se tornou mais digital com a pandemia do novo coronavírus, de acordo com pesquisa da Passei Direto, que recentemente foi adquirida pelo UOL EdTech, empresa de tecnologia para educação.

O balanço apresenta uma tendência crescente no uso de tecnologias ao aprender e exibe, por exemplo, a diferença de materiais utilizados pelos alunos de diversas etapas do ensino.

As videoaulas, por exemplo, são aproveitadas por 57% dos participantes do estudo. Já os tradicionais livros didáticos têm sido uma ferramenta de estudos para 54% dos entrevistados.

Vale lembrar que a pesquisa englobou 1.752 estudantes usuários da rede colaborativa da Passei Direto, alunos de graduação que responderam um questionário online entre novembro e dezembro de 2020.

O estudo considerou uma ampla abrangência etária e social, com participantes de todas as regiões do país.

Redes sociais para estudar

Quando questionados sobre o uso de redes sociais voltadas para o estudo, mais da metade (67%) dos alunos que participaram da pesquisa afirmaram que seguem páginas e usam aplicativos que podem ajudar em sua jornada de aprendizado.

O dado endossa a tendência de comportamento já bastante disseminado, em que os estudantes se valem de múltiplos recursos digitais para aprender quando e de onde quiserem, quebrando as barreiras físicas do ambiente tradicional de uma sala de aula.

Rodrigo Salvador, cofundador e diretor da Passei Direto, destaca que “a pesquisa reforça a relevância da educação digital na jornada do estudante e atesta a capacidade da tecnologia para encurtar distâncias e permitir o acesso mais democrático ao conhecimento”.

Além disso, Salvador diz que “no contexto da pandemia, com as aulas sendo ministradas de maneira remota, isso ficou ainda mais evidente. Com isso, torna-se ainda mais importante que a inovação esteja no centro dos investimentos das empresas de educação a fim de garantir uma formação de qualidade aos estudantes, sempre alinhada com o cenário atual.”

Com efeito, a pandemia do novo coronavírus provocou transformações relevantes também na área de educação, consolidando ainda mais a modalidade de ensino online.

Ainda de acordo com o levantamento da Passei Direto, 51% dos alunos que participaram da pesquisa estão em EAD, 28% deles têm aulas no presencial e 21% seguem o modelo semipresencial, com aulas online e presenciais.

Outros dados importantes

Apesar de toda a pulverização dos recursos digitais voltados à educação, o brasileiro ainda estuda poucas horas fora do contexto de aula.

O levantamento mostra 33% dos alunos dispensam somente de uma a duas horas por semana aos estudos fora do horário regular de suas aulas, 29% deles investem de duas a quatro horas por semana para reforçar o conteúdo aprendido em aula e 15% aplicam de quatro a seis horas de estudo semanal fora de sua grade regular.

Com a pesquisa, a Passei Direto reforça seu compromisso com a democratização do conhecimento a estudantes de todo o país e oferece uma análise qualificada da evolução dos hábitos de estudo no país.

Não deixe de ler também – Educação: Brasil está na última colocação em ranking de competitividade 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.