5 dicas para planejar o estudo para concursos 

Estudar para concursos públicos exige disciplina, tendo em vista que as provas mesmo as municipais são sempre muito concorridas. Por isso, planejar o estudo para as provas é fundamental. 

Ademais, dependendo de seu nível de conhecimento e do tempo que tem se dedicado ao aprendizado, pode se tornar uma missão difícil estudar certas disciplinas.

Vale dizer que também deve-se ter um mínimo de planejamento para ir bem nessa jornada. Ou seja: estudar de qualquer maneira não dá.

Para ajudar concurseiros que querem ser aprovados com honras, selecionamos cinco estratégias. Acompanhe o artigo e fique por dentro!

Planilha com horários definidos para estudo

Concilie o estudo para concursos com o seu dia-a-dia. Reserve os horários disponíveis para essa atividade e coloque-os em uma planilha.

Contudo, o ideal é que você ponha em um local que permita bastante organização visual. Isto é, que você checar sempre e estar em dia com o seu planejamento

Comece a estudar pelas matérias que têm mais dificuldade

Um grande erro de quem estuda para concursos é focar somente nas matérias mais simples e quem já tem familiaridade. Afinal, é bem mais fácil se dedicar a algo que se tem costume e permite o aprendizado de maneira simples.

Contudo, quando montar o seu cronograma de estudos, tenha como prioridade disciplinas que mais lhe geram dificuldade para aprender.

Faça investimentos em apostilas ou cursos

Algumas pessoas afirmam que não é necessário investir em cursos para estudar para concursos públicos. Até que dá, mas alguns concurseiros podem carecer de um apoio a mais para se envolver diretamente com a banca organizadora.

Concursos como da Receita Federal, por exemplo, podem exigir conhecimentos especiais. Por isso, vale a pena ter apostilas com questões específicas e lições que agreguem mais aprendizados de valor.

Faça bastante simulados

Responder questões é fundamental no estudo para concursos públicos. Afinal, elas costumam dar um norte sobre os seus conhecimentos. 

Além disso, mostram o caminho para aqueles que precisam de orientações em relação à banca organizadora de seu certame.

Por exemplo: se o seu concurso será organizado pela banca ESAF, você pode aproveitar as questões e os simulados pertinentes a ela para entender a forma de cobrança, os conteúdos gerais exigidos, etc.

Coloque o seu planejamento em um local visível

Todo esse planejamento que você elaborou em uma planilha do computador ou em um papel deve ficar exposto em uma área bem visível. Assim você não se esquece das suas obrigações.

E então, gostou das dicas para planejar os estudos para concursos?

Não deixe de ler também – Uso de videoaula e redes sociais é maior que de livros na hora de estudar, diz pesquisa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.