URGENTE: Governo quer enviar novo Bolsa Família até 18 de julho

De acordo com informações de bastidores, ideia do Governo Federal é enviar a proposta do novo Bolsa Família até o próximo dia 18

O Governo Federal ainda não deu muitos detalhes sobre o novo Bolsa Família. No entanto, dentro do Palácio do Planalto existe a ideia de que eles irão divulgar essas informações até, no máximo, o próximo dia 18 deste mês. Essa é a data em que provavelmente o Congresso Nacional irá entrar em recesso.

Então o objetivo neste momento é claro. Eles querem enviar esse projeto até que o Congresso entre oficialmente de férias. Tudo isso indica que o Governo Federal está correndo contra o tempo para apresentar o novo Bolsa Família. É que se entende que a aprovação da proposta não deverá ser rápida.

O que se sabe neste momento é que o texto do programa ainda não está pronto. Pelo menos é isso o que garantem fontes de dentro do Palácio do Planalto. De acordo com essas pessoas ainda estaria faltando fechar questão sobre uma série de temas. O mais polêmico deles é em relação ao valor médio dos pagamentos.

De acordo com o Ministério da Cidadania, os repasses médios do Bolsa Família hoje estão na casa dos R$ 190 para cerca de 14 milhões de pessoas. O Presidente Jair Bolsonaro defende um aumento dessa média para R$ 300 para muito mais usuários. E tudo isso começaria a valer ainda no último trimestre deste ano.

Do outro lado, membros do Ministério da Economia, acreditam que esse valor não é o ideal. Eles querem que o Governo pague um patamar médio menor. Na verdade, eles temem que a conta acabe não fechando e o Planalto acabe quebrando o teto constitucional de gastos públicos a partir do próximo ano.

Congresso espera

Em entrevista recente, o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) criticou o Governo Federal. De acordo com ele, o Palácio do Planalto estaria demorando muito para enviar esse projeto do novo Bolsa Família para o Congresso.

“Não podemos deixar para analisar isso em outubro”, disse o parlamentar na entrevista. Ele vai ser uma peça muito importante do Governo nesse processo de aprovação não só do Bolsa Família, mas também de outros programas sociais.

Recentemente, por exemplo, o Governo Federal oficializou a prorrogação do Auxílio Emergencial por mais três meses. Assim, o programa que iria fazer pagamentos somente até o próximo mês de julho, vai acabar chegando em outubro.

Bolsa Família

E o que o Bolsa Família tem a ver com isso? Tudo. É que de acordo com as informações do próprio Governo, um programa só vai entrar em cena quando o outro chegar ao fim. Pelo menos esse é o planejamento até aqui.

Então pela lógica, se o Governo Federal quer empurrar o Auxílio Emergencial por mais três meses, então o Bolsa Família em seu formato mais novo só entraria em cena a partir do próximo mês de novembro.

Milhões de pessoas estão esperando pela possibilidade de entrar no novo formato do Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de dois milhões de brasileiros estão na fila de espera do programa ainda na espera por essa definição oficial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.