URGENTE! CALENDÁRIO do VALE-GÁS NACIONAL também será ANTECIPADO em agosto

Usuários do programa vale-gás também devem atentar para as mudanças no calendário no próximo mês de agosto deste ano

Nesta terça-feira (26), o Governo Federal confirmou que o calendário de pagamentos do programa vale-gás nacional também será antecipado neste próximo mês de agosto. Na última semana, o Ministério da Cidadania já tinha antecipado que as datas de liberação do Auxílio Brasil aconteceriam na primeira quinzena do mês.

Desde que começou a ser pago ainda em dezembro de 2021, o vale-gás nacional utiliza-se do mesmo calendário definido para o Auxílio Brasil. A ideia do Governo Federal é fazer com que a população em situação de vulnerabilidade social não se complique diante de tantas datas diferentes para os pagamentos de suas projetos sociais.

A decisão pela antecipação do calendário já foi oficialmente confirmada por meio de uma instrução normativa. O texto está no Diário Oficial da União (DOU), e confirma que os pagamentos de agosto tanto do Auxílio Brasil, como do vale-gás nacional acontecerão entre os dias 9 e 22 de agosto. Veja abaixo:

9 de agosto: Usuários com NIS final 1
10 de agosto: Usuários com NIS final 2
11 de agosto: Usuários com NIS final 3
12 de agosto: Usuários com NIS final 4
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0

“A antecipação do calendário de pagamento em agosto leva em conta o Estado de Emergência estabelecido pela Proposta de Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso Nacional. Estamos trabalhando para que as famílias contempladas pelo Auxílio Brasil tenham acesso aos R$ 600 com a maior brevidade possível”, disse o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

O vale-gás

O vale-gás nacional é um programa social de autoria do poder legislativo, com pagamento realizado pelo Governo Federal desde dezembro do ano passado. Nesse sentido, como o nome já indica, a ideia aqui é ajudar as pessoas na compra de um botijão de gás.

Em regra geral, os pagamentos do vale-gás nacional acontecem sempre a cada dois meses. Este ano, o Governo Federal ainda pretende liberar o dinheiro do benefício nos meses de agosto, outubro e dezembro.

Até o último mês de junho, o Ministério da Cidadania era obrigado a liberar sempre ao menos a metade do preço médio nacional de um botijão de gás. Na última liberação, por exemplo, os usuários receberam R$ 53.

Com a aprovação da PEC dos Benefícios, o cenário de pagamentos mudou. A partir de agora, o Governo precisa liberar sempre o valor completo. Dessa forma, a expectativa é de que o saldo do programa dobre já a partir de agosto.

Usuários

Atualmente, o Ministério da Cidadania indica que pouco mais de 5 milhões de pessoas estejam aptas ao recebimento do programa vale-gás nacional. Ao menos é o que indicam os números oficiais registrados ainda no mês de junho.

Dessa forma, a PEC dos Benefícios promulgada no Congresso Nacional não prevê a liberação de dinheiro para que o Governo insira mais pessoas no programa. Assim, é provável que o número total de usuários não se eleve muito neste segundo semestre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.