Ufopa prorroga período de inscrição do PSR 2023 até 25 de abril

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prorrogou o período de inscrição do Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2023. Incialmente, as inscrições seriam recebidas até o dia 15 de abril. Com a prorrogação, os interessados poderão se inscrever até o dia 25 do mesmo mês.

De acordo com o edital, essa edição do PSR 2023 visa o preenchimento de mais de 1.400 vagas para ingresso de novos alunos ainda neste ano letivo em cursos de graduação de diversas áreas.

As inscrições devem ser feitas on-line, exclusivamente por meio do site da universidade. Desse modo, pra realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Ufopa e preencher o formulário de inscrição na íntegra. Conforme o edital, não haverá cobrança de taxa de inscrição.

No momento da inscrição, além dos dados pessoais e das informações sobre o seu perfil socioeconômico, o estudante deverá indicar uma opção de curso, considerando o campus de oferta.

Processo de seleção 

O edital estabelece ainda que a classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas será feita através do aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, somente os estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e que tenham feito uma das edições aceitas pela Ufopa poderão participar do PSR 2023.

De acordo com o edital, a universidade aceitará as notas de uma das edições do Enem ocorridas entre os anos de 2018 e 2022. No ato de inscrição, é necessário informar o número de inscrição da respectiva edição do Enem.

A Ufopa vai considerar os desempenhos obtidos nas provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologia; Matemática, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; e Redação.

Vagas ofertadas

Ainda conforme o edital, ao todo, a Ufopa está ofertando 1.410 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo desse ano. Do total das vagas, 1.130 são para os cursos do Campus Santarém, 36 para o curso do Campus Alenquer, 36 para o curso do Campus Monte Alegre, 64 para os cursos do Campus Oriximiná, 36 para o curso do Campus Itaituba, 72 para os cursos do Campus Juruti e 36 para o curso do Campus Óbidos.

A Ufopa reserva metade das vagas (708 oportunidades) para o sistema de ingresso por cotas sociais. Nesse sentido, metade das vagas são exclusivas para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Além disso, há recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

A Ufopa ainda não informou a data de divulgação do resultado. Os aprovados ingressarão nos cursos no dia 7 de agosto, data prevista para início do 1º semestre letivo de 2023.

Chamadas

Segundo a universidade, esse processo seletivo contará com duas chamadas para o preenchimento das vagas ofertadas. A Ufopa convocará os candidatos para habilitação por meio de edital divulgado posteriormente em seu site.

Na primeira convocação, serão chamados os candidatos classificados por curso de opção. Na segunda chamada, a Ufopa deve convocar o equivalente a três vezes o número de candidatos correspondentes às vagas não preenchidas na primeira convocação, por curso/grupo, sendo o primeiro candidato classificado dentro do número de vagas remanescentes, e o segundo e o terceiro convocados dentro do cadastro de reserva.

Os candidatos não convocados na 1ª chamada que desejarem continuar na disputa por uma das vagas remanescentes devem indicar interesse em participar da segunda convocação. A Ufopa divulgará as datas, os horários e os locais para o procedimento por meio da publicação de edital complementar.

Veja detalhes no edital.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Veja aqui como e quando solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.