Saiba como são elaboradas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio

O processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é todo de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e suas provas contam com um processo de elaboração específico envolto em um forte esquema de segurança.

A quantidade de questões objetivas do exame é dividida igualmente entre quatro áreas do conhecimento, além da prova subjetiva que exige a escrita de uma redação. Desse modo, o Enem é estruturado da seguinte maneira:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias (45 questões);
  • Ciências Humanas e suas tecnologias (45 questões);
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias (45 questões);
  • Matemática e suas tecnologias (45 questões);
  • Prova de redação.

O que muitos estudantes não sabem é que a elaboração dessas questões objetivas consiste em um processo demorado e também muito rigoroso.

Banco Nacional de Itens

A cada edição, a prova é preparada a partir da seleção de questões que compõem o Banco Nacional de Itens (BNI). Esse banco de questões segue um protocolo especial de segurança.

Desse modo, só pode acessado por pessoas autorizadas no Ambiente Físico Integrado Seguro, localizado na sede do Inep, em Brasília. Além disso, os itens ficam armazenados em computadores sem acesso nenhum a redes de internet.

Para a composição desse banco, o Inep realiza a seleção pública de especialistas de cada área para elaborar as questões. Após a seleção dos especialistas, os aprovados dão continuidade ao processo com a fase de criação das questões, que são feitas em observância de um conjunto de regras do Inep, chamado matriz de referência.

Posteriormente à criação, as perguntas são revisadas por outros especialistas do Inep e seguem para a fase de pré-teste, no qual essas questões são aplicadas em provas escolares. Esse processo é totalmente sigiloso, desse modo, os alunos não sabem que estão respondendo questões do Inep.

É também nessa fase que é analisado o grau de dificuldade, além da probabilidades de erro das questões, e só ao fim dessa fase as questões passam a integrar o BNI.

Desse modo, a cada edição, as provas do exame são elaboradas a partir dos itens desse banco, cujo processo de criação envolve diversas etapas.

Gostou deste texto? Então deixe aqui seu comentário!

Confira Enem 2020: Dicas de aplicativos para corrigir sua redação.
Veja também Redação do Enem: 5 dicas para escrever a redação em menos tempo.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/enem-e-vestibular-como-estudar-atraves-da-resolucao-de-questoes/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.