Ufopa encerra período de inscrição do PSR 2023 no próximo sábado (15)

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2023. A seleção visa o preenchimento de mais de 1.400 vagas para ingresso de novos alunos ainda neste ano letivo em cursos de graduação de diversas áreas. Conforme o edital, as inscrições são gratuitas.

Conforme o cronograma, o período de inscrição segue aberto até o 15 de abril. Desse modo, os interessados poderão realizar as inscrições até as 23h59 do próximo sábado.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da Ufopa e preencher o formulário de inscrição na íntegra. No momento da inscrição, além dos dados pessoais e das informações sobre o seu perfil socioeconômico, o estudante deverá escolher uma opção de curso, considerando o campus de oferta.

Processo de seleção 

A classificação dos candidatos para o preenchimento das vagas será feita através do aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, somente os estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e que tenham feito uma das edições aceitas pela Ufopa para fins de classificação poderão participar do PSR 2023.

De acordo com o edital, a universidade aceitará as notas de uma das edições do Enem ocorridas entre os anos de 2018 e 2022. No ato de inscrição, é necessário informar o número de inscrição da respectiva edição do Enem.

Vagas ofertadas

Ainda conforme o edital, ao todo, a Ufopa está ofertando 1.410 vagas, sendo 1.130 para os cursos do Campus Santarém, 36 para o curso do Campus Alenquer, 36 para o curso do Campus Monte Alegre, 64 para os cursos do Campus Oriximiná, 36 para o curso do Campus Itaituba, 72 para os cursos do Campus Juruti e 36 para o curso do Campus Óbidos.

Do total das vagas, a Ufopa reserva 708 oportunidades para o sistema de ingresso por cotas sociais. Desse modo, essas vagas são exclusivas para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

A Ufopa ainda não informou a data de divulgação do resultado. Os aprovados ingressarão no 1º semestre letivo de 2023, cujo início está marcado para o dia 7 de agosto de 2023.

Confira o edital na íntegra para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Programa Cria Unicamp, que oferece aulas gratuitas, abre inscrições para estudantes do Ensino Médio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.