Enem 2023: como e quando solicitar a isenção da taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou o edital que estabelece as regras e prazos para os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

De acordo com o cronograma, os interessados poderão enviar a solicitação de isenção do dia 17 de abril até o dia 28 do mesmo mês. Nesse sentido, os interessados deverão realizar o procedimento a partir da próxima segunda-feira. Conforme divulgado pelo Inep, o mesmo prazo valerá para as justificativas de ausência na última edição do exame.

Quem pode solicitar a isenção?

De acordo com o edital de isenção, terão direito ao benefício os estudantes que se encaixam nas seguintes situações:

  • Estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas da rede pública;
  • Candidatos que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública ou que tenham concluído os estudos como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
  • Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.

Como solicitar o benefício

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os interessados deverão acessar a Página do Participante, no site do Enem, no prazo estabelecido e acessar o cadastro com o login único da plataforma gov.br.

Após acessar a página, o estudante deverá preencher todas as informações do formulário de isenção e enviar os documentos solicitados para a comprovação do critério no qual se encaixa. A relação de documentos aceitos pelo Inep para os pedidos de isenção e para as justificativas de ausência está disponível no edital.

Resultado dos pedidos

Conforme o cronograma, o Inep vai liberar os resultados da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 no dia 8 de maio, com recebimento de recursos entre os dias 8 e 12 de maio. Após a análise dos recursos, os candidatos poderão consultar as respostas do Inep no dia 19 do mesmo mês.

Enem 2023

O Enem é um exame nacional fomentado pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC). O desempenho obtido pelos participantes permite o ingresso no ensino superior através de diversos programas do governo federal como o SISU, o ProUni e o Fies. 

De acordo com o cronograma divulgado pelo Inep, as principais datas do Enem 2023 são:

  • Período de inscrição: 5 a 16 de junho de 2023;
  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro de 2023;
  • Divulgação dos gabaritos: até 24 de novembro de 2023;
  • Divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2024.

Confira o edital de isenção para mais informações.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Programa Cria Unicamp, que oferece aulas gratuitas, abre inscrições para estudantes do Ensino Médio; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.