Tudo sobre Black Friday 2022: confira dicas do que comprar e curiosidades

Saiba como se beneficiar com as promoções deste evento esperado por toda a população

A data mais esperada do ano por algumas pessoas, principalmente por aquelas que amam comprar e pelos donos de comércios, está chegando: a Black Friday 2022. Nos últimos dois anos, essa hiperpromoção foi profundamente impactada pela pandemia. Mas, neste ano, muitas pessoas desejam gastar no evento. Aqui você verá tudo sobre este acontecimento econômico: confira dicas do que comprar e curiosidades.

Se você é daquele tipo de pessoa que aguarda ansiosamente a Black Friday para gastar o seu dinheiro com as promoções e quedas nos preços, o seu momento está chegando. E para que você não faça isso de forma irracional e leve prejuízos, esse post possui inúmeras informações para que você conheça melhor o evento e se prepare. Então, veja aqui tudo sobre Black Friday 2022.

O que é a Black Friday?

A Black Friday nada mais é que um evento que o país importou dos EUA. Aliás, ele é conhecido em todo o mundo devido às ofertas realizadas tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais. Mas quando surgiu a Black Friday? Bom, não se sabe ao certo a origem dessa data. Mas é sabido que o nome existe desde o século XIX. Além disso, o evento ocorre logo após o feriado do Dia de Ação de Graças. Sendo assim, a data oficial é a última semana do mês de novembro.

De acordo com os dados do Instituto de Defesa ao Consumidor do Brasil, esse evento é praticado no país desde o ano de 2010. Assim, o que começou de forma totalmente virtual, passou a ocorrer nas lojas físicas, independentemente do tamanho do comércio. Hoje, a Black Friday tem presença sólida nos eventos do comércio no Brasil.

Quando será a Black Friday 2022?

Como mencionado anteriormente, a data oficial da Black Friday é a última semana do mês de novembro, especificamente na última sexta-feira do mês. Neste ano de 2022, o evento irá do dia 25 de novembro e termina na segunda-feira, dia 28.

Geralmente, as lojas realizam inúmeras promoções durante todo o mês de novembro, preparando o consumidor para a Black Friday. Portanto, se você deseja consumir produtos de uma loja específica, o ideal é acompanhar o site do estabelecimento para que você possa aproveitar as promoções.

Como a Black Friday funciona?

De uma forma geral, durante a Black Friday ocorre o seguinte: os comerciantes realizam uma redução da margem de lucro da unidade, de modo que possam obter benefícios em volume. Isso é perfeitamente possível. Pois, como a data existe no país e as pessoas aguardam ansiosamente por ela, existem mais clientes transitando pelas lojas físicas e virtuais em busca de descontos e promoções.

Vale a pena comprar na Black Friday?

Muitas pessoas realizam compras na Black Friday devido às promoções. No entanto, não é somente o preço do produto que deve considerar no momento da compra. Em primeiro lugar, é muito importante não se deixar levar pelos letreiros dos anúncios e ofertas para não realizar compras impulsivas. Pois, isso pode fazer com que você fique endividado.

Então, vale a pena comprar na Black Friday quando aquilo que você compra realmente é útil e faz sentido dentro do seu orçamento. Portanto, fique atento para que você possa comprar somente aquilo que é necessário, evite compras de forma compulsiva.

Quais são os produtos mais adquiridos?

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, os itens mais pesquisados pelos consumidores para aquisição neste ano foram: calçados masculinos, máquinas de lavar roupas, smartwatch e fones de ouvido. Isso porque esses itens obtiveram uma significativa taxa de redução de preço.

Além disso, outra pesquisa, realizada pela Neotrust, apontou que os produtos que os consumidores mais compraram no ano de 2021 foram: eletrodomésticos, beleza e perfumes, eletro-portáteis, moda, acessórios e telefonia.

Como evitar golpes?

Assim como esse evento é repleto de boas promoções e oportunidades, ocorrem também muitos golpes, pois os golpistas aproveitam da compulsividade de muitos consumidores. Para que você evite cair em golpes, é fundamental pesquisar os preços. Pesquise o mesmo produto em diferentes lojas e veja se não há uma diferença muito grande. Além disso, analise as condições de venda e toda a especificação do produto. Por fim, evite clicar em e-mails com conteúdo suspeito e desconfie de preços baratos demais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.