Inimigos da conta de luz! Saiba quais são os eletrodomésticos que consomem muita energia e economize

Descubra quais aparelhos em sua casa usam mais energia

O Brasil é um país com diversidade energética inigualável. Além do enorme potencial energético dos recursos hídricos do país, possui sistemas de energia eólica, solar, térmica e até nuclear. Mas, se em uma residência tiver eletrodomésticos que consomem muita energia, fica difícil pagar pouco pela eletricidade.

O problema é que mesmo com tanta energia inexplorada em nossa terra, o país tem um dos maiores watts-hora. É por isso que é importante encontrar maneiras de economizar eletricidade. Contudo, nem sempre é possível. Então, para te ajudar, o Notícias Concursos, na matéria desta terça-feira (05) mostrará quais são os eletrodomésticos que consomem muita energia. Assim, você poderá fugir deles e pagar menos.

Quais são os eletrodomésticos que consomem muita energia

Uma das melhores maneiras de reduzir o consumo de energia é saber quais aparelhos da sua casa consomem mais eletricidade. Para tanto, separamos a lista dos campeões de consumo, que são:

  • Ar-condicionado;
  • Aquecedores;
  • Chuveiro elétrico;
  • Fogão elétrico;
  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Lava-louças;
  • Máquina de lavar.

São eletrodomésticos comuns nos lares brasileiros, mas que levam a um aumento significativo nas contas de energia. Entenderemos como cada um deles afeta a conta dentro de uma casa e como usá-los para economizar.

Ar-condicionado

No Brasil, as altas temperaturas estimulam o uso frequente de condicionadores de ar. O problema é que o dispositivo consome muita energia, especialmente se grandes áreas precisam ser refrigeradas.

Os métodos de isolamento podem ajudar a reduzir a conta, assim como a realização de auditorias energéticas e instalações de isolamento. Calafetar uma casa também ajuda a selar lacunas e rachaduras para evitar que o ar frio escape ou o ar quente do verão entre. Além disso, os novos aparelhos são mais de 98% eficientes, portanto, atualizá-los é uma consideração de economia de energia.

Aquecedores

Esses dispositivos podem ser campeões de consumo, porém, por serem usados em pequenos espaços de tempo isso minimiza seu custo. O primeiro passo para reduzir a conta usando esses dispositivos é realizar uma auditoria energética, que pode informar aos proprietários onde há perda de eletricidade.

Uma vez identificados esses pontos, esforços podem ser feitos em partes específicas da casa para garantir a eficiência do aquecimento. Um aspecto importante que faz com que o calor escape são os problemas de isolamento.

Chuveiro elétrico

Se o aquecedor perder seu lugar por ser usado apenas no inverno, o chuveiro elétrico ganhará seu lugar por ser usado o ano todo. Então, para reduzir o consumo, é necessário controlar o tempo de banho e a configuração do chuveiro. O ideal seria desligar o aparelho em dias quentes e ligá-lo apenas em dias frios. Ademais, outra opção é instalar um sistema de aquecimento solar. Isso reduz o consumo do equipamento sem comprometer o conforto.

Inimigos da conta de luz! Saiba quais são os eletrodomésticos que consomem muita energia e economize
Inimigos da conta de luz! Saiba quais são os eletrodomésticos que consomem muita energia e economize – Canva Pro

Fogão elétrico

Prático e seguro. É assim que muitos usuários descrevem os fogões elétricos, o único problema é que esses aparelhos consomem muita energia. Uma maneira de economizar é controlar cuidadosamente o tempo que você usa este dispositivo.

Geladeira

As geladeiras são eletrodomésticos essenciais, mas infelizmente consomem muita eletricidade. Devido à importância desses aparelhos, a única maneira de economizar dinheiro é investir em mais novos.

Freezer

Assim como os refrigeradores, esses aparelhos possuem alto consumo de energia. Para economizar no uso de uma geladeira, é necessário verificar o isolamento do aparelho e ter cuidado para não colocá-lo em um ambiente muito quente.

Lava-louças

Uma máquina de lavar louça é um sonho para muitos, mas esse sonho pode se transformar em um pesadelo. Isso ocorre porque o dispositivo consome muita energia. Então, a única maneira de economizar energia é usar o dispositivo com moderação.

Máquina de lavar

As máquinas de lavar também consomem muita energia. No entanto, uma boa programação de lavagem pode ajudar a manter o custo deste eletrodoméstico baixo.

Muitas pessoas tentam economizar energia com sua máquina de lavar planejando cuidadosamente seu programa de lavagem. Observe que esses eletrodomésticos que consomem muita energia, ajudam no dia a dia, mas se usados com cuidado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.