Black Friday: Procon NÃO recomenda ESSAS lojas para a sua segurança

O Procon do estado de SP divulgou uma lista com as empresas não recomendadas nesta Black Friday

A Black Friday está chegando e muitos consumidores já estão ansiosos para aproveitar as promoções. A data marcada para os super descontos será dia 25 de novembro. Assim, todas as pessoas poderão encontrar melhores condições de compra tanto em lojas físicas quanto em lojas digitais.

No entanto, em meio à tanta euforia de promoções, é necessário estar atento aos golpes que podem ocorrer neste período. Criminosos aproveitam a alta proura de produtos para enganar os consumidores. O meio mais utilizado é a internet, uma vez que podem se esconder com mais facilidade e encontrar pessoas mais vulneráveis.

Pensando nisso, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do estado de São Paulo divulgou uma lista com as empresas que não são recomendadas pela instituição nessa Black Friday. A seguir, veja mais sobre o assunto e como ter acesso à lista dessas empresas.

Black Friday: empresas não recomendadas pelo Procon

O Procon criou uma lista em seu sistema com o título “Evite Esses Sites”. E este nome não foi escolhido em vão. Isso porque a lista de sites são suspeitos e não geram segurança para o consumidor.

Os produtos comercializados nos sites da lista são os mais variados. Assim, estende-se desde o setor de moda até o setor de eletrônicos.

As empresas presentes na lista do Procon para evitar nesta Black Friday são aquelas que já receberãm notificação do órgão protetor do consumidor. No entanto, a instituição não obteve resposta da empresa e nem mesmo conseguiu localizá-la.

Deste modo, é extremamente importante que você conheça cada uma delas para não cair em possíveis golpes.

Como ter acesso à lista?

Para ter acesso a lista completa do Procon São Paulo, basta acessar sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. Além de ter acesso ao site da empresa, você poderá conferir dados como o nome do proprietário, CNPJ e a sua situação atual.

Ao todo, são 41 empresas que seus proprietários não foram localizados. O primeiro registro da lista aconteceu em 2017. E de acordo com o Procon, a última empresa a participar da lista teve a sua inclusão em julho deste ano.

Como se proteger de golpes nesta Black Friday?

Segundo informações do Procon São Paulo, na Black Friday do ano passado, a instituição recebeu mais de 700 reclamações. Entre as denúncias mais comuns estão o cancelamento de pedido após o pagamento e o não recebimento da mercadoria.

Sendo assim, é importante se atentar para não cair em golpes este ano. A seguir, veja mais algumas dicas de como se proteger.

1 – Procure pelos sites oficiais

Uma das formas que os criminosos atuam é enviando links e anúncios, a fim de se passarem pelas lojas oficiais. No entanto, no fim de tudo se mostram fraudulentos e maliciosos.

Sendo assim, certifique-se de que você esteja realmente na loja oficial antes de inserir os seus dados e efetuar a compra. Além disso, evite clicar em links suspeitos, que você não conheça a sua origem.

2 – Reputação da loja

A nossa segunda dica é: confira sempre a reputação da loja. Antes de realizar uma compra, verifique o que as pessoas estão falando sobre ela. No site consumidor.gov.br você pode analisar a reputação de milhares de lojas do Brasil.

Outra opção confiável para conferir a reputação da loja é o site Reclame Aqui, que mostra como as empresas resolveram os conflitos de seus clientes.

3 – Meios de pagamento

Antes de efetuar a sua compra, verifique se há certificados de segurança para o processamento do pagamento. No pagamento em sites, o endereço deve iniciar por “https://” ou você deve observar um símbolo de cadeado no canto inferior direito da tela.

Prefira não realizar compras e pagamento através de aparelhos de terceiros. Além disso, quando for pagar por pix sempre verifique os dados do recebedor, pois, caso esteja errado, recuperar o dinheiro pode ser um grande problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.