O trabalho remoto é para todo mundo?

Será que o trabalho remoto é para todo mundo? Será que qualquer pessoa é capaz de se adaptar a essa modalidade de trabalho?

Neste texto, trouxemos diversas reflexões e pontos de atenção que podem nos ajudar a pensar sobre o assunto. Acompanhe e confira!

Pontos de atenção com relação ao trabalho remoto

Alguns pontos de atenção com relação ao trabalho remoto pode nos ajudar a compreender se esta modalidade realmente é interessante para todo mundo.

Afinal, muitas pessoas ainda têm o costume de apontar os benefícios das coisas baseando-se apenas na sua própria experiência.

Porém, buscamos listar alguns pontos que podem fazer com que o trabalho seja ótimo para alguns, e péssimo para outros.

Acompanhe abaixo:

1. Infraestrutura

Algumas pessoas têm o privilégio de ter uma infraestrutura completa em casa. Isto é, elas têm espaço, equipamentos, silêncio, respeito da família, etc.

Em contrapartida, alguns indivíduos podem não ter tudo isso. O lar, que é pequeno, pode ficar ainda menor quando se trabalha em casa.

Além disso, a falta de silêncio pode atrapalhar o foco e a concentração, causando impactos no rendimento.

Por isso, ponto número um: a infraestrutura ruim pode fazer com que o trabalho remoto não seja bom para todo mundo.

2. Concentração versus procrastinação

O trabalho remoto é para todo mundo? Bem, quando pensamos na concentração e no foco, talvez não.

Isso porque algumas pessoas tendem a ter um perfil comportamental mais voltado ao de se concentrar e agir apenas quando há um horário extremamente regrado.

Em casa, a flexibilidade pode abrir margem para a procrastinação. Nestes casos, o indivíduo deverá aprender a lidar com isso ou poderá optar pelo trabalho presencial.

3. A necessidade de organizar tudo

Ter que organizar uma nova rotina e forma de lidar com as atividades laborais também pode ser um problema para algumas pessoas.

Isto é, existem pessoas que preferem o cronograma da empresa, que fica “pendurado” na parede com tudo bem demarcado.

Quando é ela quem precisa montar o cronograma e, também, agir dentro dele, pode ser que os resultados sejam menos satisfatórios.

Assim, podemos dizer que o trabalho remoto talvez não seja tão interessante para esse perfil.

4. A falta de sociabilidade

Existem indivíduos que amam interagir com os colegas de trabalho. Outros preferem ficar “quietos no canto”, sem grandes interações.

Novamente, estamos falando de perfis de pessoas. No primeiro caso o trabalho remoto pode ser visto como algo ruim. Já no segundo, pode ser visto como uma verdadeira solução.

Por isso, se dissermos que o trabalho remoto é para todo mundo, estaremos mentindo.

5. Subjetividades

Não podemos nos esquecer das subjetividades. Algumas pessoas preferem o trabalho presencial, outras o remoto e outras o híbrido. Tudo depende da forma como a pessoa lida com o trabalho.

Só não podemos querer forçar a barra e fazer que um único modelo seja o “escolhido”.

Será que o trabalho remoto é para todo mundo?

Definitivamente não. E cabe a você analisar se este modelo é ideal para você, ou não. Afinal, cada pessoa tem o seu próprio ponto de vista. Reflita sobre isso e escolha a melhor modalidade de trabalho para você. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.