Novo valor do INSS 2023: você tem direito aos benefícios?

Descubra novos valores para o ano que vem

Anualmente, há um reajuste no valor dos benefícios para aposentados, pensionistas e outros, cedidos pela Previdência Social. Esses reajustes são necessários para atualizar os auxílios com base na inflação, que é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mas, qual será o novo valor do INSS 2023? Saiba mais na matéria desta segunda-feira (06) no Notícias Concursos.

Os reajustes incluem auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, auxílio-morte, pensão, salário-maternidade e auxílio-permanência (BPC/Loas). O Governo Federal enviou ao Congresso a Lei de Orientação Orçamentária (LDO) esperando que os benefícios sejam revistos em 6,70% com base na inflação de 2022. Conheça o novo valor do INSS 2023.

Portanto, confira: Poupança: conceito planejado e flexível na sua rotina

Novo valor do INSS 2023: você tem direito aos benefícios?
Novo valor do INSS 2023: você tem direito aos benefícios? – Canva PRo

Qual será o novo valor do INSS 2023?

Levando em conta a taxa de inflação de 6,70% neste ano, o novo salário-mínimo (R$ 1.212,00 hoje) deverá passar para R$ 1.294,00. Todos os segurados poderão receber novos valores em 2023, pois o INSS não paga benefícios abaixo do mínimo nacional.  A partir do reajuste do salário-mínimo, todos os auxílios são reajustados pela inflação observada no ano anterior.

Dessa forma, veja: Saiu o valor do Salário mínimo para 2023; veja quanto

Afinal, quando entrará em vigor o novo valor?

O novo valor do INSS 2023 costuma ser pago no final de janeiro, quando começa a folha de pagamento do ano. No entanto, a taxa de inflação do país, medida pelo INPC, deve aumentar antes do final de 2022.

Assim, entenda melhor: FGTS: como utilizar para comprar ações da Eletrobras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.