Como aumentar o poder de concentração e foco?

Quer aumentar o poder de concentração e foco, mas ainda não encontrou um caminho promissor para isso? Então não deixe de acompanhar o guia que preparamos especialmente para você!

Afinal, sabemos o quanto a desatenção pode atrapalhar a vida de qualquer profissional ou estudante e, por isso, elaboramos este conteúdo como uma forma de ajudá-lo nesse caminho de busca pelo foco. Acompanhe-nos!

Como aumentar o poder de concentração e foco?

Para aumentar o poder de concentração e foco é necessário avaliar toda a sua rotina de trabalho e estudos. Como você costuma fazer as suas atividades? Em qual ambiente? Você apenas age no piloto automático ou prepara-se para o momento de concentração e foco?

Às vezes, o “erro” está em não saber estudar/trabalhar de maneira adequada. Isso porque nem sempre as pessoas têm a chance de aprender a melhor forma de fazer isso.

Portanto, analise o seu dia a dia, veja em quais momentos você costuma perder o foco com mais facilidade e pratique esse processo de autoconhecimento. Essa análise poderá lhe ajudar a ter insights sobre a sua maneira de focar ao longo do dia.

Além disso, considere as nossas dicas a seguir:

1- Entenda qual a melhor forma de aprender

Todo mundo tem uma forma mais interessante de aprender. Alguns preferem aprender apenas lendo, outros preferem aprender assistindo à aula. Cada um tem uma facilidade de aprendizagem. Descubra qual é a sua!

Para descobrir, teste estratégias: com mapas mentais; com anotações; com grupos de estudo; etc. Quanto mais você explorar maneiras de aprender, mais perto estará de encontrar o modo que é capaz aumentar o poder de concentração e foco.

2- Tenha uma rotina baseada em hábitos saudáveis

Nossa mente não está separada do nosso corpo. Por isso, se você não cuidar da sua saúde física, automaticamente impactará a sua saúde mental/foco. Portanto, pratique exercícios, cuide do seu sono, alimente-se bem, respeite o seu descanso, etc.

Tudo isso melhorará o seu desempenho nas mais diversas atividades do dia a dia.

3- Saiba priorizar as suas atividades

Sim, sabemos que você deve ouvir isso todos os dias. Mas não adianta querer fugir dessa realidade: precisamos de uma lista de tarefas baseada em nossas prioridades. Apenas dessa forma é que se torna possível executar as atividades de forma mais efetiva.

E se você quer realmente aumentar o poder de concentração e foco, comece escrevendo a sua lista. 😉

4- Ative mais sentidos durante o trabalho e estudos

Quando você estiver estudando ou trabalhando, use mais sentidos para melhorar o seu foco.

  • Na leitura, use o tato passando o dedo por cima do texto lido.
  • Em trabalhos criativos, use a música para ativar áreas cerebrais.
  • Use a aromaterapia em situações de foco extremo.
  • E assim por diante.

5- Aprenda a lidar com as “tentações” – você pode ser mais forte do que elas!

Sim, existem tentações que têm impedido você de aumentar o poder de concentração e foco. Um exemplo pode ser as redes sociais, como as mensagens no WhatsApp.

Portanto, lembre-se de que você é muito mais forte do que isso e estabeleça momentos específicos para esse tipo de distração.

Assim, quando sentir vontade de entrar em uma rede social, lembre-se de que há um horário marcado para isso. Certamente isso mudará a sua forma de lidar com essas distrações. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.