Tópicos de história do Brasil mais abordados nos vestibulares: confira quais são eles
A história do Brasil é muito cobrada por questões dentro dos principais vestibulares do país e, dessa forma, é importante que o candidato domine os principais fatos históricos que aconteceram ao longo da história brasileira.
Para que você possa direcionar os seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos de história do Brasil mais abordados nos vestibulares. Lembre-se de que o importante é saber relacionar os eventos de forma lógica e sempre que possível relacionar o tema ao contexto político e econômico atual.
Vamos conferir, a seguir, quais são os tópicos de história do Brasil mais cobrados.
Ditadura Militar
A Ditadura Militar brasileira aconteceu entre os anos de 1964 e 1985 e foi caracterizada pela censura e por uma limitada liberdade de expressão.
Período Imperial
O termo “período imperial” faz referência ao período em que o Brasil foi um império. Ele aconteceu entre os anos de 1822, com a proclamação da independência, e 1889, com a proclamação da república.
O período é muito extenso. Porém, alguns momentos são mais importantes e devem ser estudados. Dentre eles, podemos citar a lei dos sexagenários, o processo de abolição da escravidão, o Primeiro Reinado e o Segundo Reinado.
Era Vargas
O período conhecido como “Era Vargas” aconteceu entre os anos de 1930 e 1945 e foi caracterizado por uma série de transformações sociais, políticas e econômicas.
O foco dos seus estudos deve ser direcionado ao uso do poder executivo e sua atuação de forma centralizada, a implantação da CLT, o Plano Cohen e o populismo.
Brasil Colônia
O Brasil Colônia é um período da história do Brasil de grande importância e pode aparecer nos vestibulares ao lado de assuntos relacionados aos colonizadores e a mudança da corte para o Brasil, à crise do sistema colonial após a independência do Brasil feita por D. Pedro I e à escravidão.
República Oligárquica
A República Oligárquica, também chamada de República do Café com Leite, é muito abordada pelos vestibulares e pode aparecer em questões que abordem o voto de cabresto e o coronelismo.