Pisa 2022: Inep inicia aplicação de provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou nesta segunda-feira, dia 18 de abril, a aplicação das provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. De acordo com o cronograma do Inep, a avaliação será feita até o dia 31 de maio.

Serão avaliados alunos de todo país matriculados em séries a partir do 7º ano do ensino fundamental que tenham 15 anos. As provas avaliarão o conhecimento dos alunos em leitura e Ciências, Letramento Financeiro, Pensamento Criativo e, principalmente, em Matemática.

A aplicação do exame acontece em formato eletrônico, em sessões de até 6 horas de duração. Nesse sentido, para as escolas que não dispõem dos equipamentos necessários, a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela aplicação das provas, fornecerá os notebooks.

Além da avaliação aplicada aos alunos, o Pisa 2022 conta também com a aplicação de questionários para pais de alunos, professores e diretores das escolas. Os questionários têm como objetivo obter dados sobre os principais aspectos dos ambientes familiar e escolar dos estudantes. 

De acordo com o Inep, os diretores das escolas também irão responder a um questionário específico sobre a sua própria formação pedagógica. Os questionários serão on-line.

A avaliação do Pisa é feita a cada três anos e tem como principal objetivo fornecer indicadores quanto à qualidade da educação nos países participantes. Desse modo, a partir dos resultados, os países podem criar e desenvolver políticas públicas educacionais para a melhoria da qualidade e da equidade na educação.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFT abre período de inscrição do Vestibular EaD (Educação a Distância) 2022/2; saiba mais detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.