Como estudar História do Brasil?

Descubra as melhores estratégias

História do Brasil: dicas de como estudar a matéria

Todos nós sabemos que estudar História do Brasil é extremamente importante, tanto para os vestibulares e a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), quanto para parte significativa dos concursos públicos.

Porém, muitos estudantes encontram dificuldades ao longo dos estudos dessa matéria. Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com algumas dicas que irão te ajudar a estudar História do Brasil de uma forma mais efetiva. Confira!

Estudar com filmes e séries

Estudar História do Brasil com filmes e seriados pode ser uma estratégia muito efetiva, principalmente se o seu objetivo é somente revisar tópicos que já foram estudados anteriormente.

Enquanto você assiste um filme ou uma série sobre algum tema de história do Brasil, você irá inconscientemente lembrar informações sobre eventos e tópicos importantes dessa matéria que você já tinha estudado.

Procure plataformas de streaming ou cinemas para assistir filmes sobre a história do nosso país.

Visitas e viagens

A melhor parte de estudar história do Brasil estando no país é poder visitar locais e monumentos históricos e aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinado evento.

Você pode, por exemplo, visitar uma missão jesuítica e aprender mais sobre o papel dos padres jesuítas no Brasil.

Visitar um local histórico é aprender automaticamente sobre o lugar e aqueles que ali viveram. É uma excelente maneira de entender mais sobre a história do Brasil de forma diferente e sem precisar recorrer às tradicionais horas de estudos sobre livros e manuais escolares.

Mapas mentais

Estudar com mapas mentais é uma excelente estratégia quando estamos falando de praticamente todas as disciplinas. Porém, quando nos referimos aos estudos sobre história do Brasil, a estratégia mostra-se ainda mais eficaz.

Com a construção de mapas mentais, você poderá criar associações na sua mente e, com isso, você poderá compreender os diversos eventos da história brasileira de forma muito mais simples.

Os mapas mentais são também uma excelente estratégia para que você consiga relacionar eventos da história do Brasil com acontecimentos da história geral, uma vez que diversas questões de história abordam temas das duas áreas simultaneamente para explorar as habilidades do candidato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.