Ditadura Militar: 3 tópicos importantes

Confira um resumo sobre o tema!

Ditadura Militar: aquilo que vai cair na sua prova

O termo “Ditadura Militar” é utilizado em referência ao período que começou no ano de 1964 e terminou em 1985.

O assunto é abordado com grande frequência pelas principais provas do país, com um destaque para as provas de primeira e de segunda fase dos vestibulares.

Dessa maneira, para que você possa se preparar de forma correta e direcionar os seus estudos, o artigo de hoje separou um resumo com 3 tópicos sobre o tema que certamente irão aparecer na sua prova. Confira!

Ditadura Militar: o milagre econômico

Dentro da Ditadura Militar, o período que vai de 1969 ao ano de 1973 ficou conhecido como “Milagre Econômico”. Na época, a economia brasileira crescia rapidamente: o PIB do Brasil crescia mais de 10% ao ano, uma taxa muito alta.

Ao mesmo tempo, diversos investimentos internos eram realizações e a infraestrutura do país era cada mais avançada e melhorada. Como consequência desse processo, milhões de empregos foram criados, melhorando a economia.

Porém, o milagre econômico também tinha um lado negativo. Isso porque, para conseguir avançar a infraestrutura do país e criar empregos, empréstimos altíssimos foram feitos no exterior, o que elevou a dívida externa brasileira.

Ainda, devemos destacar também que por trás do crescimento da economia, a concentração de renda crescia e a corrupção no governo se fazia cada vez mais presente.

Ditadura Militar: Governo Médici

O período conhecido como “Governo Médici” se inicia no ano de 1969 e termina em 1974, compondo boa parte do milagre econômico.

No ano de 1969, um novo presidente foi eleito pelos militares: Emílio Garrastazu Medici.

O governo Médici é considerado um dos mais repressivos de toda a Ditadura Militar: tanto é que os anos em que Médici esteve no poder ficaram conhecidos como “anos de chumbo”.

O termo foi utilizado pois a repressão cresceu consideravelmente, bem como a censura e o número de torturados pelas forças militares.

Ditadura Militar: Governo Castello Branco

Castello Branco foi o primeiro presidente da história da Ditadura Militar, eleito pelos militares no ano de 1964.

Logo no início de seu governo, Castello Branco estabeleceu eleições indiretas para presidente, dissolveu os partidos políticos e ordenou a intervenção dos militares nos sindicatos.

Ainda, Castello Branco foi também o responsável por instituir o bipartidarismo na político. Com isso, apenas dois partidos podiam existir: o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e a  ARENA (Aliança Renovadora Nacional).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.